Furacão terá o atacante uruguaio para a partida e pode igualar o adversário na tabela se vencer confronto direto; confira prováveis escalações
O Athletico enfrenta o Grêmio nesta quarta-feira (18), às 19h, na Arena do Grêmio. Separados por três pontos na tabela do Campeonato Brasileiro, times são oitavo e terceiro colocados – respectivamente – e lutam por vaga direta na Libertadores 2024.
É o que projeta o técnico Wesley Carvalho para o confronto: “Temos três pontos do adversário, se vencermos, ficaremos igual a eles e entraremos naquele segundo bloco, que está atrás do Botafogo. Vamos buscar potencializar o que nós temos de virtudes para podemos surpreende-los e sairmos de lá com bom resultado.”
O treinador atleticano tem equipe definida para enfrentar o Grêmio. A única dúvida era sobre a utilização, ou não, de Canobbio, mas atacante uruguaio aterrissou nesta manhã em Porto Alegre e está disponível para jogar. Com este reforço, e com a volta de Thiago Heleno, um provável Athletico tem: Bento, Canobbio, Cacá, Thiago Heleno, Lucas Esquivel e Cuello; Erick, Fernandinho, Bruno Zapelli e Vitor Bueno; Pablo.
Carvalho também trabalha com a opção de utilizar três zagueiros de ofício na equipe inicial. Neste caso, Kaíque Rocha ganharia vaga e Cuello deixaria o time – Lucas Esquivel se tornaria ala pela esquerda.
O Athletico não conta com Christian (transição), Madson (coxa), Vitor Roque (tornozelo), Vidal (joelho) e Fernando (joelho) para a partida de hoje. Léo Linck, Cacá, Erick e Canobbio estão pendurados.
Entre os pendurados, o zagueiro Cacá projetou o confronto contra o tricolor gaúcho: “O Grêmio é uma equipe forte, com jogadores experientes, temos que ter bastante cuidado. Vamos fazer nosso jogo, pressionar, fazer nossa parte. A equipe treinou bem essa semana, estamos confiantes, é chegar lá e conquistar a vitória”
Para conquistar o objetivo colocado por Cacá, o Athletico vai ter que superar estatística ruim nesta edição do Campeonato Brasileiro – tem apenas a nona melhor campanha como visitante, somou 12 pontos em 12 jogos disputados. O Grêmio tem a terceira melhor campanha como mandante, com 32 pontos somados em 13 partidas.
Como chega o adversário?
O Grêmio tem problemas em sua escalação para a partida desta quarta-feira. Sem os volantes Villasanti e Carballo, o técnico Renato Portaluppi tem apenas Pepê disponível para a posição, e deve utilizar trio de zagueiros para compensar isso. Nathan, ex-jogador do Athletico, e Cristaldo também compõem meio campo.
A provável escalação do Grêmio para a partida tem: Gabriel Grando; Geromel, Bruno Alves e Kannemann; João Pedro, Pepê, Nathan, Cristaldo e Reinaldo; Galdino e Suárez.
O Tricolor gaúcho venceu apenas uma de suas últimas cinco partidas e vem de derrota no clássico contra o Internacional, há dez dias, por 3 a 2. Nas últimas dez rodadas do Brasileirão, time somou apenas 14 pontos e, no período, é 11° colocado – atrás do Athletico, nono, com 15 pontos somados.
Retrospecto
Em toda a história, Athletico e Grêmio já se enfrentaram 71 vezes, com 38 vitórias gremistas, 19 empates e 18 vitórias do Furacão. Em Porto Alegre, onde ocorre a partida de hoje, foram 34 jogos, com 22 vitórias do Grêmio, nove empates e apenas três vitórias do Athletico.
O último triunfo do Athletico fora de casa no confronto foi pela terceira rodada do Brasileirão de 2021. Na ocasião, Furacão venceu por 1 a 0 com gol de Matheus Babi e contra time gremista comandado por Tiago Nunes, histórico comandante do Furacão.
Os últimos 10 jogos entre Athletico e Grêmio não viram nenhum empate e mostram equilíbrio absoluto – cinco vitórias para cada lado. Sequência ainda abrange o confronto entre os clubes na semifinal da Copa do Brasil de 2019, vencido pelo Furacão nos pênaltis, e inicia depois de invencibilidade de seis partidas do Grêmio – ficou dois anos sem perder para o Athletico, de 2016 a 2018.
O que mudou desde o primeiro turno?
A última vez em que os clubes se enfrentaram foi cenário atípico na temporada – derrota do Athletico dentro de seus domínios, contra um Grêmio com os reservas. Daquele titular Furacão, a maior mudança é a troca entre Paulo Turra e Wesley Carvalho no comando técnico, quatro partidas após o confronto.
Entre os jogadores que iniciaram a partida, quatro não estarão disponíveis para entrar em campo nesta noite – Pedro Henrique, Fernando, Christian e Vitor Roque. Na ocasião, o meia David Terans saiu do banco de reservas e hoje não está mais no clube, foi negociado com o Pachuca-MEX.
No lado gremista, o goleiro Adriel e o meia Vinícius, o “Vina”, então titulares contra o Furacão, foram negociados. Adriel, depois de casos de indisciplina, assinou com o Bahia, e Vina foi ao futebol da Arábia Saudita, jogar no Al-Hazem.
Os zagueiros Gustavo Martins e Bruno Uvini – que marcou um dos gols naquela partida -, o lateral-direito Fábio, os meias Villasanti e Milla e o ala-esquerdo Cuiabano, não devem iniciar a partida na Arena do Grêmio.