Com novidades, Athletico tenta vencer o Corinthians e se manter na briga por vaga na Libertadores

Compartilhe

Furacão conta com Christian no banco de reservas e com o retorno de Fernandinho, mas não vence fora de casa no confronto desde 2009

Sem novos desfalques e com retornos de Christian, Fernandinho e Alex Santana, o Athletico enfrenta o Corinthians nesta quarta-feira (1), às19h, na NeoQuimica Arena. Furacão tenta se manter na briga por vaga direta na Copa Libertadores e está, neste momento, na sétima colocação, com 49 pontos, há um do G4 do Campeonato Brasileiro.

O Furacão já está em São Paulo para a partida e deve manter base do time que foi utilizado desde a partida contra o Grêmio, vencida pelo Athletico por 2 a 1 no último dia 18 – há a chance de que Wesley Carvalho preserve jogadores do meio-campo. Treinador define equipe momentos antes da partida.

Caso não hajam mudanças, um provável Athletico tem Bento, Cacá, Thiago Heleno e Lucas Esquivel; Cuello, Erick, Fernandinho e Canobbio; Vitor Bueno, Zapelli e Pablo. Kaíque Rocha pode ser utilizado na zaga, com Lucas Esquivel e Canobbio mais avançados no esquema, para a saída de Vitor Bueno ou Bruno Zapelli, mais desgastados. Rômulo também é cotado, caso a intenção seja preservar algum dos dois jogadores.

Vitor Roque (tornozelo), Vidal (joelho), Pedro Henrique (tornozelo) e Fernando (joelho) ainda não tem condições de jogo. O Athletico tem Léo Linck, Cacá, Kaíque Rocha, Alex Santana, Erick e Cuello como pendurados, além do técnico Wesley Carvalho.

Se vencer, o Furacão vai a 52 pontos e ultrapassa Atlético-MG, Flamengo e Grêmio na tabela do Brasileirão, claro, há depender de resultados na rodada. O Galo enfrenta o Fortaleza em confronto direto, o Flamengo recebe o Santos e o Grêmio visita o Coritiba.

No banco, Christian pode voltar a receber minutos depois de 101 dias sem entrar em campo pelo Athletico. Meia fez sua última partida em 23 de julho, em vitória contra o Vasco em São Januário, por 2 a 0 e tende a receber nova chance na próxima rodada, contra o Palmeiras, no sábado (4).

Alex Santana também volta a ser opção, depois de ficar fora da partida contra o São Paulo, por dores no músculo adutor da coxa. Lesão foi a décima terceira na temporada na região em jogadores do Atheltico, entre as que impossibilitaram jogadores de entrar em campo.

O Athletico relacionou 28 jogadores para viagem e o lateral-direito Bruno Peres também voltou a aparecer, depois de passar por recondicionamento físico. Jogador ainda passa por processo, mas vai compor treinamentos na quinta (2) e na sexta-feira (3), em São Paulo.

Christian volta a ser opção para o Athletico. Foto: Athletico

Como chega o Corinthians

Na luta contra o rebaixamento, o Corinthians ocupa a décima quinta colocação, com 37 pontos – cinco à frente da zona do rebaixamento. O clube paulista venceu apenas uma de suas últimas oito partidas, contra o Cuiabá.

O Corinthians tem maior sequência de empates em casa desde a construção de seu estádio, em 2013, com quatro seguidos – contra Fortaleza, Flamengo, América e Santos. O técnico Mano Menezes comentou fato: “Contra o Flamengo, um timaço, saímos atrás e empatamos na superação. Contra o América-MG, nos precipitamos na primeira etapa, demos espaços e sofremos um gol. Hoje (contra o Santos) a equipe foi mais completa no todo, foi a melhor atuação que fizemos, então vamos seguir nesta linha e sempre melhorando um pouco mais a cada jogo.”

Um provável time tem Cássio; Fagner, Gil, Lucas Veríssimo e Caetano (Matheus Bidu); Gabriel Moscardo, Maycon, Giuliano, Renato Augusto e Romero; Yuri Alberto. Fábio Santos e Fausto Vera cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

No primeiro turno, o Athletico venceu o Corinthians com gol de Vitor Roque. Foto: Athletico

Retrospecto

Em 60 jogos em toda a história, o Athletico tem 17 vitórias, empatou 21 vezes e perdeu outras 22 contra o Corinthians. Furacão tem metade de suas vitórias pelo Campeonato Brasileiro no confronto fora de casa, mas nunca venceu desde a construção da NeoQuimica Arena.

A última vitória do rubro-negro em São Paulo contra o Timão foi em 3 de outubro de 2009, por 3 a 1. Wesley, Paulo Baier e Wallyson marcaram os gols do Athletico e Jucilei diminuiu para o Corinthians.

Nos últimos dez jogos entre as equipes, o Furacão venceu apenas dois. Em 2018 e nesta temporada. Além desses jogos, são cinco vitórias do Athletico e três empates.

Veja também