Com um a menos, Athletico bate o Palmeiras fora de casa e permanece na liderança do Brasileirão

Compartilhe

Em jogo disputado, Bento brilha pegando pênalti, Pablo marca de falta e Gustavo Gómez faz contra para fechar os 2 a 0 do Furacão

Mais três pontos! E fora de casa. O Athletico vence o Palmeiras na Arena Barueri, por 2 a 0, neste domingo de dia das mães (12) e permanece líder do Campeonato Brasileiro. Em jogo bem disputado, o Furacão convence com uma atuação quase impecável e freia o alviverde de Endrick e Abel Ferreira.

Primeiro tempo de muito estudo e estratégia dos treinadores. Ambos os times trabalhando bastante pelo meio, com marcações fortes para tentar anular o jogo adversário e tentando aproveitar as chances nos contra-ataques. Cuca montou o time para não deixar com que os pontos fortes do Palmeiras conseguissem jogar. Cuello marcava Mayke, Godoy não deixando Rony aparecer, Nikão em cima de Piquerez e Esquivel bloqueando os ataques de Estêvão. Além disso, Gamarra bem postado marcando individualmente Endrick e Fernandinho e Erick sem desgrudar de Zé Rafael e Veiga. Apesar disso, o time paulista apresentou riscos principalmente em escapes e talento individual de Endrick e Estêvão, que se aproveitaram de erros do Furacão para imprimir velocidade no ataque. O rubro-negro, por sua vez, também tinha em Cuello e Nikão as chances de contra-ataque e jogadas perigosas para a área adversária.

Aos 46 minutos o susto grande. Em uma lambança da defesa do Furacão, principalmente de Kaique Rocha, Endrick invade a área e obriga Bento a sair do gol e fazer duas tentativas de defesa. Na segunda, acaba derrubando o camisa 9 palestrino e o pênalti é marcado. Raphael Veiga vai para cobrança e, dessa vez, a lei do ex não teve chance. Bento brilha e prova porque é goleiro de seleção fazendo uma bela defesa. O Palmeiras chegou a reclamar de invasão de Fernandinho, porém o jogador não interfere no lance e, segundo a nova regra, a defesa segue válida. Cinco minutos depois, falta para o Furacão quase de frente para o gol. Pablo, na cobrança, manda direto pro gol e a bola chega a desviar nas pernas de Veiga para matar o goleiro Weverton e as redes balançarem.

Já o segundo tempo começou e manteve o ritmo acelerado. O Palmeiras voltou com as linhas adiantadas, atacando a meta atleticana buscando o empate. O Athletico soube se aproveitar do espaço deixado e, numa jogada de Cuello, tabelando com Nikão e depois cruzando procurando Pablo na área, o zagueiro Gustavo Gómez faz o corte e acaba marcando contra. Oito minutos depois, Esquivel derruba Endrick matando o contra-ataque e recebe o segundo amarelo, sendo expulso. Com um a menos e muitas mudanças em ambas as equipes, o Furacão começa a sofrer pressão com o alviverde buscando diminuir o placar e, mesmo com as mudanças, consegue se defender bem. Bento aparece nos momentos cruciais para fazer belas e importantes defesas, como no chute de Lázaro, aos 25 minutos. Aos 28, Julimar avança pelo lado, cruza para área e Canobbio balança as redes, porém ao se adiantar da marcação de Mayke, o atacante acaba ficando impedido e o gol anulado.

A disputa em campo seguiu até o fim da partida. Aos 31 minutos outro lance polêmico. Raphael Veiga dá uma entrada de carrinho em cima de Fernandinho e recebe cartão vermelho direto. O VAR revisa o lance e o árbitro decide retirar a expulsão e aplicar somente cartão amarelo e ainda também adverte o jogador rubro-negro. O Palmeiras ainda tem algumas chances nos minutos finais, mas desperdiça e não consegue marcar. Fim de jogo e grande vitória para premiar a grande atuação do Athletico fora de casa.


Como fica?

O Athletico chega aos 13 pontos, assumindo a liderança isolada do Brasileirão com dois pontos a mais que Bahia e Flamengo. A próxima partida na competição será contra o Fortaleza, fora de casa, no dia 18, às 18h30. Antes disso, o compromisso é pela Copa Sul-Americana, em casa, contra o Danúbio, na quarta-feira (15), às 19h.

Já o Palmeiras ocupa a oitava posição com oito pontos. O time paulista tem jogo marcado contra o Criciúma para o dia 19, às 11h, mas antes também joga pela Copa Libertadores na quarta-feira, em casa, contra o Independiente Del Valle.

Melhor em campo e destaque da partida:

Bento cresceu em momentos importantes da partida, além do pênalti defendido, também fez grandes defesas quando o time ficou com menos um em campo. Recebeu o troféu de craque da partida da transmissão da Globo e sua defesa do pênalti ainda no primeiro tempo foi fundamental para a confiança do time e para dar ainda mais destaque ao goleiro depois da convocação para a Seleção Brasileira.

Pior em campo:

O pior em campo ficou para o árbitro Bráulio da Silva Machado, que não teve critério ao distribuir cartões amarelos. Deixou Endrick passar do ponto, expulsou Esquivel de maneira exagerada e ainda no lance de Veiga dando uma tesoura em Fernandinho, retirou a expulsão e amarelou o volante atleticano com uma explicação ruim do ocorrido.

Confira a análise da partida na nossa live pós-jogo:

Ficha técnica: Palmeiras x Athletico

Palmeiras: Weverton; Mayke, Luan (Flaco López), Gustavo Gómez e Piquerez; Zé Rafael (Rômulo), Gabriel Menino (Richard Ríos) e Raphael Veiga; Estêvão (Luis Guilherme), Endrick e Rony (Lázaro). Técnico: Abel Ferreira.
Cartão amarelo: Mayke, Endrick e Raphael Veiga.
Cartão vermelho: Vitor Castanheira (auxiliar de Abel Ferreira)

Athletico: Bento; Léo Godoy (Madson), Kaique Rocha, Gamarra e Esquivel; Fernandinho, Erick e Zapelli (Zé Vitor); Cuello (Julimar), Nikão (Canobbio) e Pablo (Fernando). Técnico: Cuca.
Gols: Pablo (45’+9) e Gustavo Gómez (contra, aos 59′).
Cartão amarelo:
Pablo, Fernandinho, Léo Godoy e Mateo Gamarra.
Cartão vermelho: Lucas Esquivel (67′)

  • Data: 12/05/2024
  • Local: Arena Barueri (SP)
  • Horário: 16h (Brasília)
  • Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC- FIFA)
  • Auxiliares: Luanderson Lima dos Santos (BA – FIFA) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
  • VAR: Wagner Reway (ES – FIFA)

Veja também