Desde 1983 são 20 jogos sem vitórias contra o Grêmio, marca que o Furacão tentará quebrar neste sábado (24)
Athletico e Grêmio se enfrentam neste sábado (24), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 17h, em Porto Alegre. Além da desconfiança, por parte da torcida, pela derrota contra o São Paulo, na última quarta-feira (21), dentro de casa, o Furacão terá mais um obstáculo: o tabu de 36 anos sem vitórias contra o tricolor gaúcho, como visitante, em partidas válidas pelo Brasileirão.
O último triunfo conquistado pelo Athletico na capital gaúcha, contra o Imortal, foi no dia 27 de fevereiro de 1983, em jogo realizado pela 9ª rodada da fase de grupos. A partida terminou com o placar de 2×1 para o Furacão. Capitão, atacante do rubro-negro, abriu o placar aos 5 minutos da segunda etapa. O zagueiro Leandro, do Grêmio, empatou a partida com um gol de cabeça, lance que gerou reclamação dos jogadores atleticanos, que questionaram o impedimento do atleta gremista. O desempate da partida foi acontecer após cobrança de pênalti de Washington, que no rebote fez o segundo, garantindo a vitória do Furacão. Naquele ano, o Athletico terminou em quarto lugar na competição, chegando até as semifinais, quando foi eliminado para o Flamengo.
Após este jogo, o Furacão visitou o Grêmio, pelo Brasileirão, 20 vezes. Foram 14 vitórias dos mandantes e seis empates. As duas equipes já se enfrentaram em 2019, mas em partida válida pela Copa do Brasil. O jogo, realizado na Arena do Grêmio, terminou com o placar de 2×0 para os gaúchos.
Em outras competições, o Athletico obteve duas vitórias contra o Grêmio, em Porto Alegre. Em 2002, na Copa Sul-Minas, Adauto esteve inspirado, marcou três gols e o Furacão goleou o tricolor por 5×1. A partida foi disputada no antigo Estádio Olímpico. Já em 2016, na Copa do Brasil, o rubro-negro venceu por 1×0 e levou a decisão para os pênaltis. Em uma série de cobranças desperdiçadas que terminou com Weverton perdendo seu tiro direto, o Athletico foi eliminado da competição.