Depois de boa atuação na Copa do Mundo de 2022, jogador perdeu espaço no São Paulo e é um dos alvos do Athletico para 2024
O Athletico monitora a situação do volante Jhegson Mendez, do São Paulo. Jogador de 26 anos tem contrato até dezembro de 2025 no Tricolor paulista e o Furacão já consultou possível pedida para apresentação de proposta. A informação inicial foi publicada pelo jornalista Tiago Marchezini, do canal Três Pontos, e confirmada pela Trétis.
Titular da seleção do Equador na última Copa do Mundo, Mendez perdeu espaço é foi pouco utilizado pelo São Paulo na temporada. Volante entrou em campo em apenas uma oportunidade nos últimos quatro meses, na derrota do São Paulo por 5 a 0 contra o Palmeiras, em 25 de outubro.
Em 2023, seu primeiro ano no futebol brasileiro, jogador tem 24 partidas, sem gols nem assistências. Até em temporada abaixo, Mendez teve duas atuações pela seleção equatoriana em amistosos, além de acumular passagens pelo Independiente Del Valle-EQU e pelos americanos Orlando City e LA Galaxy, na carreira.
Jhegson Mendez quase reforçou o Athletico em 2019
Ao final da temporada de 2018, o Furacão quase conseguiu contratar o volante que estava no Independiente Dell Valle, na época. Proposta teria chegado tarde à direção do clube equatoriano, segundo a imprensa do país, e Mendez teve negociação fechada primeiro com o Orlando City.
Desde então, jogador nunca passou de 25 partidas em uma temporada. Mesmo assim, ficou fora de larga sequência de jogos apenas em 2021, quando perdeu 16 partidas por lesão. A temporada da Major League Soccer (MLS), liga americana de futebol, tem apenas 34 jogos em sua primeira fase.
Em sua última temporada nos Estados Unidos, teve bons números no que diz respeito a conclusão de passes. Esteve entre os 10% melhores da liga em passes para frente, com média de 7,39 por partida, além de liderar nos quesitos de passes curtos tentados e completos.
Jogador ainda teve destaque na parte defensiva da posição – esteve entre os melhores bloqueadores de chutes (0,85 por jogo) e passes (1,28 por jogo).
Mendez foi o jogador com maior eficiência em passes de média distância na Copa do Mundo de 2022, com 98%
Jogador ainda teve 100% de eficiência nas tentativas de desarme que teve – apenas 6% dos jogadores na competição conseguiram feito. Jeghson Mendez recuperou oito bolas por partida nos compromissos da seleção equatoriana.
O Athletico tem, nesse momento, Erick, Fernandinho, Hugo Moura e Alex Santana para a posição, e começa a mapear o mercado. Entre estes, Erick tem sondagem do Internacional para deixar o clube.
O Furacão volta a campo no próximo sábado, às 19h30, contra o Vasco pelo Campeonato Brasileiro. Partida na Ligga Arena é válida pela trigésima quinta rodada da competição e pode recolocar o rubro-negro na briga por vaga na Copa Libertadores – time é sétimo colocado, com 51 pontos.