CONHECENDO O TOLIMA

Compartilhe

Faltando menos de uma semana para o Athletico estrear na Libertadores, conheça mais sobre o primeiro adversário do Furacão: o Tolima.

Lucas Mörking Ramos

 

A copa libertadores começa na próxima terça-feira (05/03) para Tolima e Athletico, que se enfrentam no estádio Manuel Murillo Toro, às 21h30. Durante o período de pré-temporada o Furacão fez dois jogos treinos contra Guarani (SP) e Operário (PR), e dois amistosos internacionais contra Guarani (PAR) e General Díaz (PAR). O tempo de espera está chegando ao fim e é hora de conhecer o primeiro rival.

 

Corporacíon Club Deportes Tolima foi fundado em 1954, está sediado na cidade colombiana de Ibagué e manda seus jogos no estádio Manuel Murillo Toro com capacidade para 31 mil expectadores. O Tolima também é conhecido como “Los Pijaos”, tribo indígena que habitava a região de Ibagué.

O estudante colombiano de engenharia biomédica, Mateo Nicolas Collazos Botero (18), conta que a tribo foi a única que os espanhóis não conseguiram vencer e eram conhecidos como excelentes lutadores e corajosos. “Nossa equipe leva esse DNA. Sempre luta até o fim, sem dar importância para quem é o adversário”, explica MateoBotero.

O torcedor colombiano, Botero, lembra que o Tolimaé conhecido no Brasil por ter eliminado o Corinthians na primeira fase da libertadores de 2011, ocasião marcada como última partida oficial do Ronaldo Fenômeno. Entretanto a melhor campanha do clube colombiano na competição internacional foi em 1982 ao ser eliminado nas semifinais.

As principais conquistas do Clube Tolima são dois campeonatos colombianos (2003 e 2018) e uma Copa da Colômbia (2014). Apesar de ser o atual campeão colombiano, o início da temporada 2019 está difícil. Na competição nacional os resultados do Tolima são: três vitórias, quatro derrotas e um empate, assim ocupa o sextolugar, como dez pontos.  

 

A torcedora Vanessa Sánchez (18), comenta que o foco é conseguir um bom desempenho na Libertadores, devido a honra de representar a região de Ibagué e seu país. Contamos com muitos jogadores novos que ainda estão gerando confiança, e está difícil, pois eles perderam jogos importantes, mas como todo ano passamos pelo mesmo, estamos confiantes que vamos classificar para as oitavas de final, em um alto nível..

O Tolima tem um desafio como visitante na competição nacional (Liga Águilla) antes de entrar em campo para encarar o Athletico, joga contra o Jaguares de Córdoba no sábado (02/03).      

 

ATHLETICO POR OLHOS COLOMBIANOS

O Tolima volta a disputar a Copa Libertadores depois de cinco anos, em 2013 foi eliminado na fase de grupos. O retorno promoveu grande expectativa e foi acompanhado de muita preparação. Além de reformarem o estádio Manuel Murillo Toro, os colombianos estão atentos nos oponentes.

O moderador das redes sociais do grupo ‘Tolima De Mi Vida 1954’, Jhorman Mesa, mostrou conhecimento sobre o Athletico, falando sobre a campanha na Copa Sul-Americana, a venda do atacante Pablo para o São Paulo e ainda sobre a mudança do escudo.

A respeito das chances no grupo Mesa comentou, “obviamente sabemos que o Boca Juniors é o favorito, mas Tolima tem uma boa oportunidade de começar bem no grupo contra o “paranaense”, já que a seguir vamos à argentina e lá é difícil..

O Torcedor Mateo Botero reforçou a opinião de Mesa, e ainda acrescentou, “Tolima e Athletico são parecidos. O Boca Juniors é o favorito do grupo e o Jorge Wilstermann pode complicar por causa da altitude.”

De modo geral, a torcida colombiana está bastante ansiosa para o jogo e conhece parcialmente o Athletico, sabe da conquista recente, um pouco do elenco e das mudanças visuais do clube. Tal como a expectativa, o respeito é grande por parte da torcida colombiana que durante as entrevistas exibiu felicidade e empolgação em receber o Furacão.  

ANÁLISE TÉCNICA TOLIMA

Se os colombianos estão de olho no Athletico, a recíproca é a mesma. O técnico Tiago Nunes comentou em entrevista coletiva sobre o estilo de jogo do Tolima. Explicando que o time de Ibagué avança com quase quatroatacantes, como se numa linha de 4-2-4, e trabalhando a bola verticalmente.

O jogador Luis Gonzales, conhecido como “cariaco” (cidade natal do atleta, na Venezuela), é o destaque ofensivo do Tolima, exercendo a função tática pelas pontas e buscando dribles curtos que permitam oportunidades para finalizar. Cariaco tem uma boa recuperação e muita habilidade com a bola”, comentou Botero.

Para compor o elenco, o time colombiano fez uma série de contratações. O torcedor Mateo Botero citou Yeison Gordillo, como uma das principais. Gordillo foi campeão da Copa Sul-Americana em 2015, com o Santa Fé, e atua como volante. No empate sem gols contra o Bucaramanga (27/02), Gordillo ficou no banco.

O Athletico está ciente que enfrentará um adversário forte fisicamente, que buscará jogar com velocidade e aproveitar espaços em contra ataques. No momento, o Tolima não apresenta um futebol entrosado e tem encontrado dificuldades nos jogos nacionais.  

Veja também