Meia atua por sub-17 e sub-20 do Athletico e veste a camisa 10 da seleção brasileira. Mundial inicia em 10 de outubro, na Indonésia
O meia Dudu, da base do Athletico, foi convocado pelo técnico Phelipe Leal, da seleção brasileira, para a disputa da Copa do Mundo sub-17. Jogador é o único representante do futebol paranaense na lista e veste a camisa 10 da canarinho na categoria.
Em fala cedida à Trétis, Dudu comentou o sentimento de ser lembrado mais uma vez para representar a seleção:
“Essa convocação é fruto de muito trabalho e dedicação. Sei o quanto eu lutei para estar aqui […] estou muito feliz por poder representar meu país mais uma vez”
Dudu tem passagens pela Seleção Brasileira desde a categoria sub-15. Jogador chegou ao Athletico na categoria sub-13, em 2019 e já tem quatro anos no CT do Caju.
Meia foi considerado um dos melhores jogadores da seleção brasileira na campanha de título do Sul-Americano sub-17 neste ano. Com três gols marcados, foi vice-artilheiro da equipe e ainda foi líder em assistências distribuídas, com seis. Teve, em média, mais de uma participação em gol por jogo.
Dudu comentou experiência e ainda projetou participação no Mundial: “O Sul-americano foi uma experiência muito marcante para mim, foi uma conquista especial. Mas, agora é pensar no Mundial, é outro desafio, uma competição difícil, mas confio que podemos desempenhar um bom papel. Mais importante do que qualquer estatística individual, será o resultado para o grupo”
Os zagueiros do Athletico, Dayvisson e Arthur Dias, participaram do ciclo de preparação, mas não foram lembrados na convocação final de Phelipe Leal, que optou por levar apenas três jogadores da posição.
Dayvisson participou da campanha do Sul-americano sub-17 e, como Dudu, tem histórico de convocações. Arthur Dias teve sua primeira convocação na última antes da lista para a Copa do Mundo, para amistosos com Canadá e EUA.
O sub-17 do Athletico ainda tem jogadores destaque como o atacante Sorriso e o meia João Cruz. Centroavante, Sorriso é o artilheiro da categoria em 2023, com 16 gols marcados em 22 jogos. Confira belo gol do jogador, contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro:
João Cruz é outro destaque. Meio-campista, jogador tem contrato até o final de 2025 com o Athletico e multa de rescisão fixada nos R$275 milhões.
Dudu se apresenta em 23/10 na Granja Comary para início dos treinamentos com o grupo convocado. Três dias depois, delegação viaja para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para continuar preparação e disputar amistoso com a seleção da casa.
A estreia na Copa do Mundo é em 11/11, em Jacarta, na Indonésia. O Brasil enfrenta Irã, Nova Caledônia e Inglaterra na fase de grupos da competição.