Curiosidades sobre o Jorge Wilstermann

Compartilhe

Conheça um pouco mais sobre a história do próximo adversário do Athletico

Fundado em 24 de Novembro de 1949, o primeiro nome do Club Deportivo Jorge Wilstermann foi San José de la Banda, devido aos seus criadores – trabalhadores da Lloyd Aéreo Boliviano – que quiseram que o time representasse a empresa onde trabalhavam. O nome foi mudado depois, para homenagear o primeiro piloto comercial do país, e por isso são conhecidos como “Los Aviadores”.

 

Mas essa não é a única curiosidade que o clube carrega em sua história. Com 19 participações na Libertadores, foi a primeira equipe da Bolívia a participar da competição e também a passar para a segunda fase, em 1981. Nesse mesmo ano, o time jogou contra o Flamengo, sendo a primeira partida a ser narrada por Galvão Bueno na TV Globo.

 

O Wilstermann também foi a primeira equipe boliviana a eliminar um clube brasileiro na fase de mata-mata. O feito foi em cima do Atlético-MG, em 2017, após um empate no Mineirão (a partida em Cochabamba teve o placar de 1 a 0 para os bolivianos). No mesmo ano, também levou a maior goleada de sua história em uma competição sul-americana, ao perder por 8 a 0 do River Plate, nas quartas de final.

 

Antes disso, nos campeonatos nacionais, o Wilstermann conseguiu dois feitos. Primeiro, ser o único clube tricampeão, vencendo em 1958, 59 e 60. Já em 2010, também foi campeão nacional, porém foi rebaixado ao mesmo tempo, graças ao sistema “promedio” do campeonato, que usa a média de pontos dos últimos três anos.

 

Veja também