Depois de mais de um ano, Rômulo volta a atuar como centro avante pelo Athletico

Compartilhe

Atacante formado como ponta de lança na base do Furacão jogou na referência do ataque contra o Coritiba - fato que não acontecia há mais de um ano

A partida contra o Coritiba ficou marcada para o atacante Rômulo, do Athletico, por fato interessante – depois de um ano e três meses, jogador voltou a atuar como centro avante, sua posição de origem.

A última vez que Rômulo atuou como ponta de lança foi em partida contra o Botafogo, no Brasileirão de 2022, perdida por 2 a 0 pelo Athletico. Na ocasião, em 23/07/2022, Felipão escalou equipe que tinha Canobbio, Terans e Pedrinho do meio para frente, com Rômulo na referência do ataque.

Desde então, atacante atuou em diversas funções do ataque do Athletico, mas sempre ou ao lado de Pablo, ou de Vitor Roque, que alternaram titularidades no período. Seja na ponta esquerda ou na ponta direita, e até mesmo como ala esquerda nesta temporada, Rômulo não foi utilizado como apareceu na base do Furacão.

No clássico Atletiba, porém, atacante substituiu Willian Bigode no segundo tempo e jogou como camisa nove. Centralizado, quase marcou lindo gol de bicicleta – parou em bela defesa do goleiro – e perdeu chance clara de gol na pequena área, depois de cruzamento de Luciano Arriagada.

Na partida do último domingo (1), o Athletico não tinha Vitor Roque, titular da posição, por lesão em dois tendões do tornozelo direito, e Pablo, reserva imediato, que havia tomado terceiro cartão amarelo e cumpria suspensão.

Rômulo fez sua estreia pelo Atheltico como centro avante, em partida contra o Atlético-MG no Brasileirão de 2021 – na ocasião, substituiu Pedro Rocha, ponta improvisado na referência, na época.

Depois dessa partida, Rômulo disputou o Campeonato Paranaense de 2022 com o time de aspirantes do Athletico como centro avante titular, e teve boas atuações. Em 12 jogos, marcou seis gols e distribuiu duas assistências, com jogo de três gols na mesma partida, contra o Cianorte, na Arena da Baixada.

Após o Paranaense Rômulo passou a ser utilizado como jogador de lado de campo. Boas atuações renderam titularidade no jogo de ida da Recopa Sul-americana, contra o Palmeiras, como meia aberto pela esquerda – deu assistência para o gol de Marlos, que colocaria o Athletico em vantagem na partida, terminada em 2 a 2.

Rômulo terminou 2022 com 51 jogos pelo Athletico. Atacante marcou nove gols, entre eles, o classificou o Furacão nas oitavas de final da Copa Libertadores, contra o Libertad-PAR, em Assunção. Até o momento, passa por 2023 turbulento e marcado por lesões – fez apenas 18 partidas, com um gol e uma assistência.

Rômulo volta a ser utilizado como centro avante por Wesley Carvalho. Foto: Athletico

Rômulo é o último caso de sucesso da base do Athletico

Ao lado de Bento, atacante é o único jogador formado na base do clube com estreia entre os profissionais nos últimos três anos que completou mais de 50 jogos pelo time principal do Athletico.

Hoje, treinam com o elenco principal, além dos goleiros Bento, Léo Linck e Mycael, os laterais Léo Ataíde e Vinicius Kauê, o zagueiro Arthur Zanella, o meia Danielzinho e o atacante Felipe Chiqueti como representantes da base do Furacão. O meia Dudu do sub-17 também integra atividades, mas com menos frequência.

Rômulo subiu para a categoria profissional depois de atuações de destaque em time sub-20 do Athletico finalista do Campeonato Brasileiro da categoria, em 2021. Deste elenco, apenas o atacante, o goleiro Léo Linck e o volante Kawan permanecem no clube.

Os zagueiros Luan Patrick, e Edu os meias Ramon, Dudu Scheit e Juninho e os atacantes Mingotti e Julimar ainda tem vínculo com o clube, mas foram emprestados nesta temporada. Confira a lista de destinos do elenco vice-campeão brasileiro:

-Léo Linck (G) – ainda no clube
-Luca Caio (LD) – em definitivo no Louletano-POR
–Raimar (LE) – em definitivo no Atlanta United-EUA
-Luan Patrick (Z) – emprestado no Bragantino
-Edu (Z) – emprestado no Goiás
-Kawan (VOL) – ainda no clube
-Ramon (VOL) – emprestado pelo Água Santa ao ABC
-João Pedro Moura (MEI) – em definitivo no Levadia-EST
-Julimar (ATA) – emprestado ao Mirassol
-Jajá (ATA) – em definitivo no Casa Pia-POR
-Vinícius Mingotti (ATA) – emprestado no Bahia
-Rômulo (ATA) – ainda no clube
-Pierre (VOL) – em definitivo na Tombense
-Juninho (VOL) – emprestado no Mirassol
-Paulo Victor (ATA) – em definitivo no Ituano
-Dudu Scheit (MEI) – emprestado no Operário
-John Mercado (ATA) – em definitivo no Vilafranquense-POR

Veja também