Jogador teve segunda melhor temporada de sua carreira em participações em gols e é destaque entre reservas no Brasil. Pablo destaca: "amo o clube"
O Athletico anunciou renovação com o atacante Pablo, por mais dois anos. Novo vínculo se encerra em dezembro de 2025 e foi resultado de acordo em negociação desde o início do mês, e selado nesta quinta-feira (14).
A intenção, desde o início, era de renovação – tanto pela parte do clube, quanto pela parte do jogador. O tempo de contrato era um dos principais temas de conversa – se seriam dois anos mais flexíveis, ou um ano de contrato mais robusto, como pôde saber a Trétis.
Permanecer no clube para 2024, ano do centenário do Athletico, também foi ponto importante para a decisão de Pablo. Atacante vai completar nove temporadas no Furacão no próximo ano e fechará atual contrato em sua décima temporada com a camisa rubro-negra.
“Seguir aqui no centenário me motivou bastante, me fez querer ficar ainda mais aqui. Amo o clube e estou muito feliz de estar aqui neste ano em que o Athletico vai completar o centésimo ano de vida. Faremos de tudo para ter um ano lindo e de muitas alegrias ao nosso torcedor” – explicou Pablo, à comunicação do Athletico.
Destas oito temporadas já vividas pelo Athletico, Pablo fez, em 2023, seu segundo ano de mais participações em gol. Com 16 gols e quatro assistências, jogador também teve sua segunda melhor temporada na carreira, desde a da conquista da Copa Sul-americana de 2018, quando marcou 18 gols e distribuiu seis assistências.
Em 2023, atacante teve sequência de quatro gols em cinco partidas, na reta final do Campeonato Brasileiro, contra Bragantino, Botafogo, América e São Paulo. Pablo teve nove gols marcados no Campeonato Paranaense – o que rendeu título de artilheiro – e hat-trick, jogo de três gols, contra o Rio Branco.
“Fico muito feliz de marcar gols, mas também quero sempre ajudar da maneira que for possível. Até acho que em muitas ocasiões o atacante acaba sendo um pouco egoísta, o que é normal porque ele quer marcar o gol. Mas a instituição é sempre muito maior do que qualquer jogador. É o que penso.” – comenta Pablo.
Temporada de destaque entre atacantes reservas no Brasil
Se comparado com outros centroavantes que são tratados como opção por seus respectivos treinadores, Pablo fica à frente. Para tomar como exemplo, John Kennedy do Fluminense, teve 14 participações em gols na temporada. Flaco Lopez, do Palmeiras, teve nove, Thiago Borbas, do Bragantino, 16, mesmo número de Luiz Adriano, do Internacional.
Alan Kardec e Vargas, do Atlético-MG, tiveram, juntos, seis participações. David, do São Paulo, somou apenas oito. Ainda que se exclua os números do Campeonato Paranaense, Pablo teve sete gols no Brasileirão, número que – na competição, o coloca à frente de Gabriel Barbosa, Breno Lopes, Rony, Thiago Galhardo, Diego Costa, e outros.
Renovações
Pablo é o segundo jogador que tinha final de vínculo e, agora, está garantido para a temporada 2024 – atacante se junta ao volante Fernandinho. O Athletico tem, agora, Willian, Thiago Andrade, Bruno Peres e Vidal com contrato que se encerra ao final desde mês de dezembro.
Destes, Willian tem a vontade do clube para extensão de vínculo. Livre no mercado, teve nome oferecido ao São Paulo recentemente. Thiago Andrade, Bruno Peres e Vidal ainda têm situação indefinida, mas a tendência é de que não continuem no clube – Vidal tem negociações avançadas para reforçar o Boca Juniors.