Deu nós! Furacão ganha e se mantém na parte de cima da tabela

Compartilhe

Athletico, com time alternativo, vence o Fluminense por 1 a 0 e atinge 42 pontos na classificação do Brasileirão.

Na noite deste sábado (3), o Athletico recebeu o Fluminense na Arena da Baixada pela vigésima quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Com 1 a 0 no placar, garantiu a vitória e continua na briga pelo G4.  

Visando a partida contra o Palmeiras pela Libertadores durante a semana, Felipão começou a partida com um time alternativo. A maioria dos jogadores que foi a campo são considerados reservas, dos considerados titulares apenas Pedro Henrique, substituindo no time reserva Nico Hernández suspenso pelo terceiro amarelo, e Hugo Moura, devido a suspensão na Libertadores pela expulsão no jogo de ida. Pablo finalmente desencantou e fez o gol que garantiu a vitória para o Furacão. 

PRIMEIRO TEMPO

No começo do jogo, as duas equipes estavam a apenas 3 pontos de distância entre os times. O Fluminense iniciou a partida com 42 pontos e na terceira colocação, e o Furacão sexto com 39 pontos. Por isso, o jogo era importante para todos. O Athletico foi a campo com Anderson no gol, Orejuela e Pedrinho nas laterais, Pedro Henrique e Matheus Felipe na zaga, Hugo Moura, Léo Cittadini e Vitor Bueno formando o meio de campo, Rômulo e Cuello, caindo pelas pontas e Pablo no comando do ataque. Na primeira parte do primeiro tempo, as duas equipes iniciaram se estudando muito. O Tricolor tocava a bola procurando espaços, o Rubro-Negro tentava roubar a bola para sair no contra-ataque. O time carioca dava bons espaços para o Athletico criar e isso começou a ocorrer. O Furacão conseguia roubar todas as bolas ainda no setor de meio-campo, controlando as ações ofensivas do jogo. E isso deu resultado, aos 25 minutos, gol nosso. Em cruzamento para a área, em segunda bola após escanteio, pelo lado esquerdo, Cuello colocou a bola dentro da área, Pablo conseguiu se antecipar à marcação e cabeceou bonito no contrapé do goleiro Fábio. 

Após o gol, o time mudou de postura. Baixou muito suas linhas defensivas, dando espaço para o Fluminense tentar alguma pressão e criar chances de chegada ao ataque. Felipão, no banco, demonstrava nitidamente que não gostava do que via em relação a como a equipe se mostrava após ter marcado o gol. Aos 47 minutos, o árbitro encerrou o primeiro tempo. Mesmo com uma certa intensidade que os cariocas impuseram, o time do Athletico não sofreu grandes sustos e conseguiu levar a vitória parcial para o intervalo. 

SEGUNDO TEMPO

No retorno do vestiário, o time atleticano voltou de forma muito parecida ao que se encerrou o primeiro tempo e errando muitos passes na saída de bola. Aos 8 minutos, o Fluminense teve uma boa chance de empatar a partida em uma cabeçada de Marrony, onde o atacante chegou sozinho para finalizar, mas Anderson defendeu com certa facilidade. Aos 13 minutos, em uma jogada de ataque atleticana, a bola sobrou para Vitor Bueno que finalizou fraquinho, mas bem no cantinho e Fábio conseguiu fazer a defesa. Aos 23’, Felipão resolveu mexer no time, colocou Teráns no lugar de Vitor Bueno e Matheus Fernandes na posição de Cittadini. O Rubro-Negro conseguiu equilibrar mais a partida, porém ainda errava muitos passes. O tricolor tentava sempre chegar sempre com bolas levantadas a área, a defesa atleticana impedia .os cariocas de criarem outros tipos de jogada.

O Fluminense atacava mais, se posicionando de forma muito ofensiva, chegando a jogar com apenas um zagueiro de ofício, consequentemente gerava muito espaço para o Athletico contragolpear. Aos 41 minutos, Bryan Garcia foi para o jogo substituindo Rômulo, visando fortalecer a contenção. Logo após, o Rubro-Negro teve uma chance em um contra-ataque rápido puxado pelo volante equatoriano, mas depois de troca de passes Teráns não conseguiu chegar na bola para finalizar. Nos acréscimos, em nova saída de bola atleticana, Orejuela conseguiu criar uma oportunidade e chutou de fora da área por cima do gol. No finzinho, Felipão ainda ficou aguardando para fazer uma última substituição, onde o piá Emersoonn, do Sub-20 do Athletico, faria sua estreia, mas não deu tempo. Aos 50’ o árbitro encerrou a partida, 1 a 0 nós. Mais três pontos para o Furacão e agora 42 pontos na classificação. 

O Furacão agora vira a chave e foca abolutamente na Libertadores da América. Vai a São Paulo enfrentar o Palmeiras na próxima terça-feira (06/09) e lutar pela vaga na Finalíssima. Pelo Brasileiro, o Athletico enfrenta o Avaí no domingo (11/09) da próxima semana. 

Veja também