Improvisado na ala direita, atacante tem três assistências nos últimos 10 jogos - completou 10 assistências desde que chegou ao Athletico
Após a venda de Khellven ao futebol europeu, a baixa de Madson por lesão na coxa e o afastamento momentâneo de Bruno Peres, para recondicionamento físico, a dúvida sobre a lateral-direita do Athletico pairava no CT do Caju. A decisão tomada pelo técnico Wesley Carvalho, então, foi a utilização de Tomás Cuello como ala no setor, e posicionamento garantiu duas boas atuações do argentino contra Grêmio e Botafogo, pelo Brasileirão.
Em boa fase, atacante acumula três assistências em seus últimos 10 jogos pelo Athletico – número representa 30% dos passes para gol de Cuello desde que estreou pelo clube. Com essa sequência vigente de 10 jogos seguidos, o argentino igualou sua maior marca em 2023 no quesito utilização – em 2022, teve uma sequência de 12 e outra de 14 partidas seguidas.
Titular do Athletico em nove das 10 últimas rodadas, Cuello está invicto quando inicia partidas nesta sequência – só começou no banco de reservas da derrota do Athletico no clássico Atletiba, quando entrou no segundo tempo e atuou como ala direita.
E nesta função, somou 16 ações defensivas certas – entre cortes, desarmes e interceptações – nas partidas contra Grêmio e Botafogo. Empatado com o zagueiro Cacá, Cuello perde para Lucas Esquivel, com 17, e Thiago Heleno, com 26, entre as peças que compuseram sistema defensivo do Athletico.
Cuello passou a ser utilizado pelo lado direito depois de proibição de Wesley Carvalho. Treinador alega que atacante tinha “mania” de tentar sempre a mesma jogada, do corte para o meio e o chute de fora da área, e que do lado direito poderia focar em “tentar a assistência”.
Na partida contra o Grêmio, jogo em que Carvalho colocou a inversão em prática, Cuello cruzou bola na cabeça de Bruno Zapelli – teve três acertos em dez tentativas de cruzamento. No confronto seguinte, contra o Botafogo, o atacante deu assistência para o gol de Pablo, depois de jogada individual.
Nessas duas partidas, Tomás Cuello foi eleito melhor em campo em votação popular promovida nas redes sociais do Athletico.
Com 46 jogos na temporada, jogador tem dois gols marcados – contra Independente São Joseense e Operário, pelo Campeonato Paranaense – e cinco assistências distribuídas. Números são parecidos com os de 2022, quando Cuello marcou três vezes e deu, também, cinco passes para gol.
Quando perguntado sobre a melhora do jogador argentino, Wesley Carvalho menciona ética de trabalho: “É um garoto espetacular, altamente profissional e dedicado. Sofre com as críticas, com a pressão de jogar bem. Ele tem a perna rápida, agressividade e intensidade. Comete alguns erros, mas está se dedicando muito.”
Cuello deve ser titular do Athletico na partida entre Furacão e América-MG, nesta quarta-feira (25), às 19h, na Arena da Baixada. O rubro-negro ocupa a quinta colocação no Campeonato Brasileiro, com 45 pontos.