Athletico enfrenta o Libertad, no Paraguai, pelo jogo de volta na Libertadores, e precisa de no mínimo um empate para a classificação
O Athletico enfrenta o Libertad, nesta terça-feira (5), pelo segundo jogo das oitavas de final da Copa Libertadores. A partida será disputada no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, às 21h30. O Furacão chega no Paraguai com uma vantagem mínima conquistada no jogo de ida, na Arena da Baixada – 2 a 1. Os gols foram de Vitor Roque e Nico Hernandez. Para classificação, o rubro-negro precisa de, no mínimo, um empate. Se o Libertad ganhar com um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis.
Caso o Athletico se classifique para as quartas, será a segunda vez na história que o time passa para essa fase. O Furacão tem sete participações e se classificou para as quartas apenas em 2005, quando terminou a Libertadores como vice-campeão, após perder para o São Paulo.
Nas últimas participações, o maior desafio da equipe foi passar das oitavas. Em 2017, o Furacão foi eliminado pelo Santos – no jogo de ida, o Peixe saiu em vantagem com 1 a 0 na Vila Belmiro, e teve uma vitória de 3 a 2 na Arena. Em 2019, o Boca Juniors também levou a melhor, ganhando de 1 a 0 na Arena e de 2 a 0 na Bombonera. Em 2020, o Athletico foi eliminado pelo River Plate. No jogo de ida, Bissoli marcou aos 57 minutos e Paulo Díaz empatou aos 90’. Na segunda partida, o River ganhou de 1 a 0.
Petraglia, em entrevista coletiva, destacou que um dos objetivos do Furacão é ir para o Mundial. “Temos consciência que vamos chegar entre os clubes que disputam a Libertadores. É um objetivo todos os anos: um título que nos possibilita vencer e ir para o Mundial.”
Histórico
Athletico e Libertad se encontraram cinco vezes em toda história, todas pela Libertadores. A única vitória do Libertad foi na fase de grupos deste ano, no Estádio Defensores del Chaco.
Escalação
A dúvida na escalação para o técnico Luiz Felipe Scolari é em cima de Pablo e Vitor Roque. Pablo está em fase final de recuperação de lesão, aguardando avaliação para ver se é possível jogar. Além disso, Pedro Rocha sai da formação inicial para dar lugar a Canobbio.
Do outro lado, o Libertad chega motivado para o confronto com a conquista do Torneio Apertura no Paraguai, após golear o Resistencia no último sábado por 4 a 0. Porém, o técnico Andrés San Martín não contará com o meia Héctor Villalba, autor do gol do time no jogo de ida em Curitiba, que sofreu uma distensão na coxa. Já o zagueiro Pablo Aguilar, fora na semana passada por ter testado positivo para covid-19, e o volante Cristian Riveros retornam à equipe.
Provável Libertad: Martin Silva; Mayada, Viera, Barboza e Samudio; Caballero, Martinez e Amarilla; Hyoran, Melgarejo, Franco e Roque Santa Cruz.
FICHA TÉCNICA: LIBERTAD X ATHLETICO
Local: Estádio Defensores del Chacho
Data: 05/07/2022
Horário: 21h30
Arbitragem:
Árbitro: Andrés Cunha (Uruguai)
Auxiliares: Richard Trinidad (Uruguai) e Andrés Nievas (Uruguai)
VAR: Carlos Orbe (Equador)
Transmissão: ESPN, Star+ e Conmebol TV