Atacante do Atheltico chegou a 16 participações em gol com o tento marcado contra o Bahia e se mantém na lista do Uruguai para as Eliminatórias
O atacante do Athletico, Agustín Canobbio, foi convocado pelo técnico Marcelo Bielsa para representar a seleção uruguaia em partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O Uruguai entra em campo nesta quinta-feira (16), contra a Argentina, e na próxima terça-feira (21), contra a Bolívia.
Não há risco de que Canobbio perca jogos pelo Athletico na reta final do Campeonato Brasileiro – Furacão só volta a jogar contra o Vasco, no próximo dia 25, às 19h30 na Ligga Arena. Das últimas oito partidas do rubro-negro, Canobbio perdeu apenas uma, por suspensão, contra o Botafogo.
Em 2023, Canobbio perdeu apenas uma, das cinco convocações da seleção uruguaia. Desde o início da disputa das Eliminatórias, jogador esteve presente em todas as listas de Marcelo Bielsa, e chegou até a marcar seu primeiro gol pela seleção, contra o Equador, pela segunda rodada da competição.
Canobbio vive melhor ano de sua carreira
Com o gol de cabeça marcado contra o Bahia, Canobbio chegou a 16 participações em gols na temporada de 2023 – nove assistências e sete gols. Jogador teve participações em todos os campeonatos disputados por Athletico e seleção uruguaia, e tem três gols e oito assistências no Campeonato Brasileiro.
Número ultrapassa o da temporada de 2021 de Canobbio, quando foi eleito melhor jogador do Campeonato Uruguaio e teve nove participações, e é o maior de sua carreira no quesito. Número também ultrapassa por mais de cinco vezes os três gols marcados em 2022, sua primeira temporada pelo Furacão.
Entre o elenco do Athletico, em Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores, Canobbio é o jogador que mais chuta (70), que mais chuta a gol (30), que mais dá assistências (6), o segundo com mais passes que levam a finalização (44) e com mais ações de criação de gols (111) – Canobbio, neste quesito de criação de gols, deu todas as suas nove assistências em jogadas de bola rolando.
Canobbio ainda é o jogador que mais encosta na bola no terço de ataque (638), o que mais tenta e acerta dribles, o que mais progrediu com a bola no pé, com quase cinco mil metros, sendo metade disso em conduções para frente no campo.
Defensivamente, Canobbio é o segundo jogador que mais tenta divididas pelo Athletico, com 61, e é o que mais tem vence neste tipo de lance, com 39. É o que mais bloqueia tentativa de passes, com 50.
Convocado, para a seleção uruguaia, Canobbio, não terá problemas para representar o Athletico na Ligga Arena, contra o Vasco, às 19h30, na Ligga Arena. O Athletico precisa vencer todos os seus últimos quatro jogos para sonhar com vaga na Libertadores – chance, nesse momento, é de 4,7%.