Em sequência de jogos, Athletico se preocupa com o desgaste físico

Compartilhe

Vitor Bueno diz que fator atrapalhou na partida contra o São Paulo e Wesley Carvalho menciona estilo de jogo: "queremos fazer um jogo acelerado"

Desde a partida contra o Grêmio, no último dia 18, o Athletico teve quatro jogos num período de 11 dias pelo Campeonato Brasileiro. O tempo médio de descanso foi menor do que o de três dias completos, o que segue à risca a regra do intervalo de ao menos 66 horas entre partidas e levanta preocupação, exemplificada em frase de Vitor Bueno: “não é fácil”.

Meio campista completou os 90 minutos no empate em 1 a 1 contra o São Paulo no último domingo. Bueno creditou queda no nível de atuação no segundo tempo ao cansaço: “A gente vem de uma sequência dura, praticamente os mesmos jogadores jogando sempre os mesmos jogos, hoje sentimos um pouco, as ações ficaram mais lentas, não foi uma de nossas melhores partidas, mas mesmo assim conseguimos criar.”

Nesta sequência, o técnico Wesley Carvalho utilizou a mesma base do time titular nas quatro partidas. A única mudança promovida pelo treinador foi a entrada de Kaíque Rocha no trio de zaga, pela suspensão de Canobbio para o jogo contra o Botafogo, que terminou em 1 a 1.

A tendência para a partida contra o Corinthians é de manutenção da base do time, mas há possibilidade de mudança no meio campo, justamente pelo desgaste da dupla Vitor Bueno e Bruno Zapelli. O Furacão finalizou preparação e já está em São Paulo – Carvalho define o time titular nesta quarta-feira (1), dia da partida.

Sobre Bruno Zapelli, Wesley Carvalho mencionou grande aumento: “Zapelli está dobrando sua performance física em termos de ações acima de 25 quilômetros por hora. Estou jogando com dois meias, eles tem que marcar para ajudar. Faz parte, por isso que temos que utilizar as substituições, é assim que funciona, elenco, né?”

Treinador utiliza discurso parecido quando questionado pela reportagem sobre Fernandinho, em entrevista coletiva. Meia foi substituído nas últimas quatro partidas em que esteve em campo, e treinador justifica:

“Um time com o modelo de jogo que nós jogamos, que tem que ter pé na bola, você tem que trocar. Tem cinco oportunidades de fazer trocas e queremos fazer um jogo acelerado, a única forma de não precisar mudar seria fazer um jogo com mais economia de energia, baixar o time, esperar o adversário, só que esse não é o perfil do clube, dos atletas e nem meu.”

“Ele vai estar mais inteiro para esses dois jogos, tenho certeza que o Fernandinho não está mal fisicamente.” – diz Wesley Carvalho, sobre condição física de Fernandinho

O Atheltico volta a campo contra o Corinthians nesta quarta-feira (1), às 19h na NeoQuimica Arena. Furacão permanece em São Paulo até o sábado (4), data do confronto contra o Palmeiras. O rubro-negro é atual sétimo colocado, com 49 pontos, mesma pontuação do Atlético-MG, sexto, e com um ponto a menos do que o Grêmio, quatro colocado.

Veja também