Do time esperado para iniciar a partida, seis jogadores estão invictos no clássico e quatro vão estrear em Atletibas
Entre os 11 jogadores do provável time titular do Athletico para o clássico Atletiba, apenas Thiago Heleno tem derrotas no confronto na carreira. Zagueiro também é o que soma mais jogos, com 12, e é uma exceção em elenco pouco provado na maior rivalidade do futebol paranaense.
Desde 2016 no Furacão, Heleno soma cinco vitórias, quatro empates e três derrotas contra o Coritiba na carreira. Em todo o elenco do Athletico, zagueiro é o segundo com mais disputas no clássico, atrás apenas de Pablo, que soma 18 partidas, mas está fora do compromisso deste domingo (1), por suspensão.
O Athletico tem provável escalação com Bento, Bruno Peres, Cacá, Thiago Heleno e Esquivel; Erick, Fernandinho, Alex Santana e Zapelli; Canobbio e Willian.
Deste time, Bento, Erick, Fernandinho, Alex Santana, Canobbio e Willian também estão invictos contra o Coritiba. Entre eles, apenas Bento, Erick e Fernandinho somam mais de cinco partidas, confira balanço:
- -Bento: 5 jogos, 4 vitórias e um empate
- -Erick: 7 jogos, 4 vitórias e 3 empates
- -Fernandinho: 7 jogos, 5 vitórias e 2 empates
- -Alex Santana: 2 jogos, 2 vitórias
- -Canobbio: 3 jogos, 2 vitórias e 1 empate
- -Willian: 1 jogo e 1 vitórias
Entre os jogadores projetados como titulares, Bruno Peres, Cacá, Esquivel e Bruno Zapelli vão estrear no clássico.
Elenco pode ser considerado inexperiente
Entre os 30 jogadores do elenco do Athletico, 12 nunca enfrentaram um clássico Atletiba. Além dos citados, Léo Linck, Mycael, Gabriel Pereira, Matheus Felipe, Kaíque Rocha, Vinícius Kauê, Thiago Andrade e Arriagada também nunca enfrentaram o Coritiba em suas carreiras profissionais.
O volante Hugo Moura também nunca disputou um clássico pelo Furacão. Com passagem pelo Coritiba em 2020, jogador tem dois Atletibas na carreira, com uma derrota e uma vitória.
O treinador Wesley Carvalho também nunca disputou o clássico. Na carreira em times profissionais, só comandou um BaVi – clássico entre Bahia e Vitória – na séria B de 2015. Partida terminou em 0 a 0.
Partida pode valer muito para o Furacão no Campeonato Brasileiro. Se vencer, pode passar a pontuação do Bragantino e assumir a quarta posição. O Athletico também pode igualar o Grêmio, que soma 43 pontos e é terceiro colocado. Bragantino e Grêmio enfrentam, respectivamente, Palmeiras e Fortaleza na rodada.