Volante, capitão do Athletico na última rodada, diz que Wesley Carvalho entrou em "fogo cruzado" e que "faltou poder de reação" no ano; veja falas
O volante Erick, do Athletico, falou sobre a temporada de 2023 do Athletico em entrevista coletiva após a derrota do Furacão por 3 a 0, contra o Cuiabá, nesta quarta-feira (6). Jogador atesta que elenco “entende a chateação” do torcedor e projeta sequência: “precisamos melhorar, e muito”.
Meio campista, titular e capitão do Athletico na última partida da temporada, comenta a responsabilidade que o elenco do Athletico tem nos resultados ruins do final da temporada:
“A gente entende a chateação. Os jogadores têm que assumir as responsabilidades, o treinador tende a pagar o pato. O Wesley entrou em fogo cruzado, na saída do Felipão que pegou todo mundo de surpresa. Precisamos dividir essa responsabilidade e pedir desculpas ao torcedor”.
Erick menciona o processo de saída de Felipão como momento chave da temporada, como fez o presidente do Conselho Administrativo do Athletico, Mário Celso Petraglia, em entrevista recente. Dirigente justifica as eliminações precoces na temporada pela saída repentina do então diretor de futebol, que concentrava em si muito do planejamento atleticano.
Volante menciona as eliminações da temporada como fator determinante no mental da equipe para encarar o restante da temporada de 2023:
“Faltou poder de reação, temos um elenco muito bom, levamos um baque muito grande nas eliminações nas copas. Achei que após as eliminações íamos focar nas primeiras posições do brasileiro. Lembro do Kaique (Rocha) falando sobre vencer o Brasileiro, estávamos na frente do Grêmio, que disputou o titulo. Faltou capricho em alguns jogos.” – atesta Erick, em entrevista coletiva.
“Queremos a Libertadores, mas também podemos sonhar com o título. Não é tão distante.” – Kaíque Rocha, após vitória por 2 a 1 contra o Grêmio
Frase foi utilizada por Erick para lembrar de condições que o Athletico chegou a ocupar no Campeonato Brasileiro. Depois de vencer o Grêmio fora de casa, o Furacão foi à sexta posição e tinha, segundo levantamento do Ge, 0,6% de chance de título – mesmo número que o Palmeiras, empatado em pontuação com o Athletico.
O Furacão chegou a ultrapassar o Palmeiras na tabela, com vitória por 3 a 2 contra o América-MG na Ligga Arena, mas, após isso, apenas uma vitória nos últimos dez jogos. O Palmeiras veio a ser campeão brasileiro e o Grêmio terminou na segunda colocação, há dois pontos do líder.
O Athletico encerrou a temporada 2023 nesta quarta-feira (6), em derrota por 3 a 0 contra o Cuiabá, fora de casa. Clube deu férias a seu elenco, que se reapresenta no CT do Caju em 6 de janeiro, para início da pré-temporada. A estreia do Furacão em 2024, ano de seu centenário, é em 17 de janeiro, contra o Andraus, na Vila Capanema, pelo Campeonato Paranaense.