Clube paulista pede taxa de liberação para empréstimo de volante equatoriano. Mendez poderia ser reposição a Erick, que negocia saída do Athletico
O Athletico contatou o São Paulo pela contratação do volante equatoriano Jhegson Mendez, mas esbarrou na pedida do clube paulista, que deseja vender o jogador, ou emprestá-lo mediante pagamento de valor para liberação e de todos os salários.
É comum que clubes dividam o pagamento dos vencimentos de jogadores emprestados, algo que o São Paulo não pretende aceitar, segundo o jornalista Gabriel Sá, em parceria com a Trétis.
O Athletico prioriza no mercado, neste momento, as posições de centroavante – negocia com Gonzalo Mastriani -, atacante de lado de campo e de lateral-direito. Mesmo assim, Furacão tem negociações avançadas para a contratação do zagueiro paraguaio Mateo Gamarra.
A sondagem por Mendez poderia funcionar como reposição ao volante Erick, que deve deixar o clube na próxima temporada. Segundo informa o Ge, o Corinthians fez proposta de 5 milhões de euros (R$27 milhões) pelo jogador, recusada pelo Athletico, que deseja valor de 7 milhões de euros (R$35 milhões) pela venda.
Como pôde confirmar a Trétis, o Internacional também tem interesse concreto na contratação do jogador, que tem vontade de deixar o Athletico – fez troca em seu corpo de empresários visando este objetivo e, agora, tem carreira também agenciada por André Cury, que funciona como intermediário na negociação entre Timão e Athletico.
Jhegson Mendez quase reforçou o Athletico em 2019
Ao final da temporada de 2018, o Furacão quase conseguiu contratar o volante que estava no Independiente Dell Valle, na época. Proposta teria chegado tarde à direção do clube equatoriano, segundo a imprensa do país, e Mendez teve negociação fechada primeiro com o Orlando City.
Desde então, jogador nunca passou de 25 partidas em uma temporada. Mesmo assim, ficou fora de larga sequência de jogos apenas em 2021, quando perdeu 16 partidas por lesão. A temporada da Major League Soccer (MLS), liga americana de futebol, tem apenas 34 jogos em sua primeira fase.
Em sua última temporada nos Estados Unidos, teve bons números no que diz respeito a conclusão de passes. Esteve entre os 10% melhores da liga em passes para frente, com média de 7,39 por partida, além de liderar nos quesitos de passes curtos tentados e completos.
Jogador ainda teve destaque na parte defensiva da posição – esteve entre os melhores bloqueadores de chutes (0,85 por jogo) e passes (1,28 por jogo).
Mendez foi o jogador com maior eficiência em passes de média distância na Copa do Mundo de 2022, com 98%
Jogador ainda teve 100% de eficiência nas tentativas de desarme que teve – apenas 6% dos jogadores na competição conseguiram feito. Jeghson Mendez recuperou oito bolas por partida nos compromissos da seleção equatoriana.