ESPERANÇA NA ESTRADA

Compartilhe

Torcida atleticana vai ao Rio de Janeiro em busca da classificação inédita para a final

Lucas Mörking Ramos

 

A distância entre Curitiba e o Rio de Janeiro é de 848 quilômetros, uma média de 12 horas de viagem de ônibus, tempo e distância que parecem relativos para a torcida atleticana que acompanhará o Atlético Paranaense na partida de volta da Copa Sul-Americana, marcada para esta quarta, 28, às 21h45, no Maracanã. O Furacão encara o Fluminense e, além de contar com a vantagem de 2×0 conquistada dentro da Arena da Baixada, terá o apoio da torcida, que fez as malas e vai junto buscar o que pode ser uma classificação inédita.

 

É o caso da advogada Izabela Lima, que embarca para o Rio de Janeiro na madrugada de quarta com um grupo de amigos atleticanos. “A expectativa é mil, mesma proporção da ansiedade, já que, em vista, é a segunda vez que o Atlético tem chances reais de título, tirando a final da Libertadores (2005). Então a expectativa é gigantesca tanto para viagem, pro jogo e para classificação”, comenta. Essa é a segunda vez que Izabela visita o Maracanã. Na primeira ocasião, contra o mesmo adversário de amanhã, viu o tricolor carioca derrotar o Furacão pelo placar de 2×1, no Campeonato Brasileiro.

 

Cenário parecido com o do torcedor Gustavo de Moura Oliveira, que também visita pela segunda vez o Estádio Jornalista Mário Filho. Ano passado, Gustavo assistiu Flamengo e Atlético Paranaense (2×1), pela Copa Libertadores. O atleticano vai ao Rio de Janeiro confiante com a fase do rubro-negro. “O Atlético está passando por um ótimo momento, com o time jogando bem mesmo com os reservas. Estamos fortes durante o ano, então a expectativa é que façam uma boa partida, como todos esperam, e que consigam a vaga, que eu acho que não será tão difícil”, afirma.

 

Ironicamente, se o resultado negativo que os torcedores Gustavo e Izabela viram na primeira vez que foram ao Maracanã se repetir, o Atlético garante a vaga para a final. Isso ocorre porque o Furacão pode perder por até um gol de diferença ou até dois, se marcar gol. Resultados como 3×1 ou 4×2, para o Fluminense, são favoráveis para o rubro-negro paranaense, devido à vantagem do gol fora de casa, além de qualquer empate ou vitória garantir a classificação do clube.

 

CARAVANA FANÁTICA

 

A torcida organizada “Os Fanáticos” também estará no Maracanã: a TOF pega a estrada para o Rio de Janeiro em mais uma excursão organizada para ver o Furacão buscar a vaga na final. De acordo com Elise Oliveira, integrante d’Os Fanáticos, por mais que viajar para ver o Atlético já faça parte da rotina, é sempre um momento de angústia, principalmente por amanhã ser uma decisão. “Já fiz várias viagens atrás do Furacão e é sempre uma sensação enorme de ansiedade. Imagina essa que vale vaga para decisão? Chego a ficar sem palavras pra descrever o tamanho do sentimento. Vou cheia de expectativas! De todas as caravanas que fiz, essa é a que tem uma expressão maior. Essa significa vaga pra disputa de título”, conta emocionada.

 

Além do clima decisivo, a excursão é mais especial para Elise, já que será sua primeira vez no Maracanã. “Viajar para ver jogos é uma experiência incrível! Conhecer novos estádios, ver novas cidades e o clima de cada lugar”, explica e complementa sobre as chances do rubro-negro: “O time vai com uma vantagem boa, mas não podemos jamais contar com ela. Tem que jogar com o pé no chão.”

 

A torcedora Rafaela Dias também visita o Maracanã pela primeira vez e segue a mesma filosofia de manter a calma sobre a vantagem adquirida. “Estou com uma expectativa muito boa! Acredito que voltaremos com a vaga, mas ao mesmo tempo notícias do Fluminense me deixam nervosa. Com o trabalho do Tiago Nunes acho que realmente temos chances claras, mas o time tem que deixar a confiança para torcida e buscar um gol”, afirma.

Veja também