Família de Sicupira se emociona e relembra ídolo em inauguração de estátua

Compartilhe

A tão aguardada estátua de Sicupira, foi inaugurada na ultima sexta feira (10) na praça Afonso Botelho, no dia em que seria seu 80º aniversário

Nesta sexta-feira (10), em solenidade que recebeu o prefeito Rafael Greca, seu vice Eduardo Pimentel, torcedores e principalmente familiares, foi inaugurada a estátua de Barcímio Sicupira, maior artilheiro da história do Athletico.

A obra, em bronze, com quase dois metros de altura, é uma iniciativa da prefeitura de Curitiba, para homenagear personalidades históricas da cidade, foi instalada na Praça Afonso Botelho (Praça do Athletico) em frente a Arena da Baixada.

José Lúcio Glomb, Rafael Greca e Gabriel Barbosa (Garga) em frente a estátua. Foto: Divulgação/ Athletico Paranaense

Familiares compartilham emoções e lembranças nesse momento especial

“É uma coisa indescritível, a gente sempre viaja pro exterior, sempre vê umas estátuas de um povo que viveu em 1500. Meu pai agora vai ser imortalizado numa estátua, no lugar que ele mais gostava, que é a Praça do Athletico. Essa praça futuramente pode virar, pelo menos pra mim vai virar Praça Barcímio Sicupira. Não oficialmente, mas pra mim vai virar. Eu acho que é a maior homenagem que alguém pode receber, uma coisa que vai durar quase pra sempre, gerações vão ver.” Disse Barciminho, filho de Sicupira.

“Gostaria que o monumento fosse acessível, onde as pessoas pudessem me ver e me abraçar, não quero ficar lá sozinho”

Flavia Sicupira filha do jogador, diz que foi um pedido do craque que a estátua ficasse em um lugar acessível e próximo do torcedor “para que as pessoas abraçassem e verem ele de perto… então ele esta aqui na estátua na cidade que ele ama na frente do estádio do time do coração, então mais fiel que o Sicupira ali impossível“.

Família Sicupira. Foto: Divulgação

Um grande entendedor do esporte

O neto Francisco, relembra historias do avô “A história que eu mais gosto dele, é que após os treinos todos iam embora, e ficavam o Nilson Borges e o Alfredo Gottardi, e eles sempre cruzavam bolas para o meu avô treinar bicicleta, uma coisa incrível de se ouvir…” Símbolo de garra e determinação, Sicupira também é lembrado por entender de futebol não só dentro de campo mas fora também “um excelente comentarista, entendia jogo com ninguém, sabia olhar o jogo, um cara muito certeiro falava que ia ser gol e saia gol.” disse.

Em uma dessas histórias do conhecimento do esporte, a filha Mariana relembra momento que o craque estava se recuperando de uma cirurgia e previu uma grande vitória do Furacão “ele sentou lá e disse “Hoje o Flamengo ta com a bola molhada, vai ser goleada do Athletico” e o Athletico goleou, foi uma coisa que me marcou muito”.

A esposa Lenita, disse que a estátua está exatamente igual ao jogador quando se casaram, e que seu esposo se realizou enquanto pessoa “plantou uma árvore, escreveu um livro e teve um filho, realizado enquanto pessoa” comenta que a melhor lembrança é a família linda que construiu, “a gente estava junto sempre, essa é uma lembrança muito boa, eu tenho três filhos maravilhosos, que são o nosso legado, temos os netos lindos, temos uma família muito forte, muito bem constituída, então esse é o maior legado e a melhor lembrança de todas“.

Gabriel Barbosa, o Garga, diretor da torcida Os Fanáticos, disse em exclusiva a Tretis, como foi ser um dos principais apoiadores do projeto “a torcida fica muito contente, nós somos um dos percursores disso, junto com o Tico Kuzma, Rafael e Pimentel, para podermos ter feito toda essa situação, e ficamos muito agradecidos e gratos por toda essa repercussão positiva, e a estátua do Sicupira com certeza vai deixar a praça Afonso Botelho cada vez mais linda, saudações rubro-negras a todos.”

Veja também