Feliz aniversário Tiago Nunes!

Compartilhe

Treinador completa 39 anos nesta sexta-feira (15)

Nesta sexta-feira (15) o treinador atleticano Tiago Nunes está completando 39 anos. Vivendo seu melhor momento na carreira – após o bicampeonato (Paranaense e Sul-Americana) do ano passado – Tiago prepara a equipe para estrear como treinador na Libertadores no dia 5 de maço, contra o Tolima, na Colômbia. Com um aproveitamento de 67% comandando o Athletico, são 32 vitórias, 15 empates e oito derrotas.

 

Tiago faz parte da geração dos treinadores estudiosos, formado em Educação Física na Universidade Federal de Santa Maria em 2003,  precisou estudar e rodar por boa parte do país para conseguir dar certo no Athletico. O professor ainda se especializou em treinamento desportivo de atletas de base pela Unijuí, em 2007. Enquanto estudava, Tiago teve oportunidades para trabalhar e viver o ambiente do futebol profissional. Seu primeiro trabalho como preparador físico foi no São Luiz de Ijuí, justamente a cidade em que concluiu seus estudos.

 

Com uma trajetória de 15 anos de preparação, o professor Tiago Nunes passou por 22 clubes antes de chegar ao Athletico. Na trilha de sucesso do treinador a campanha de Campeão do Campeonato Paranaense com a equipe de Aspirantes foi o cartão de visitas. Sua equipe sobrou no primeiro turno do campeonato com quatro vitórias e dois empates, tendo marcado 7 gols e sofrido apenas um. A frustração da eliminação nos pênaltis, na semifinal contra o Rio Branco, não abalou uma equipe muito organizada e forte. No segundo turno o time soube impor sua qualidade, vencendo três jogos e empatando outros dois, o Athletico ainda massacrou o Maringá por 5 a 0 na semifinal e bateu o Londrina por 1 a 0 na final. Novamente o ataque chamava atenção, foram 11 gols feitos na primeira fase, levando apenas três.

 

O atletiba que decidiu o campeonato deu uma boa mostra do que as equipes de Tiago Nunes tinham condições de apresentar. A derrota na partida de ida mascarou o que tinha sido a partida, o Coritiba conseguiu marcar um gol de falta no primeiro tempo e se fechou na defesa, deixando o Athletico com a bola. O Furacão martelou, criou oportunidades e foi pouco ameaçado, mostrando se impor e querer muito o título do campeonato. Quem foi ao Couto Pereira naquela tarde saiu com a sensação de que aquela equipe conseguiria reverter na Arena. Foi o que aconteceu naquele 2×0 que sagrou o Aspirantes do Athletico Campeão Paranaense de 2018. Muito por mérito de um treinador que fez sua equipe ser a melhor durante o campeonato inteiro, melhor ataque, melhor defesa, mais vitórias.

 

Enquanto Tiago fazia história no clube, Fernando Diniz preparava a equipe principal para a disputa da temporada. Após 12 jogos do Campeonato Brasileiro o treinador foi demitido e Tiago foi alçado para o maior desafio da sua carreira. O professor assumiu a equipe principal do Athletico em outubro, na partida contra o Cruzeiro pela Copa do Brasil, a tarefa era vencer os mineiros no Mineirão por dois gols de diferença, não aconteceu. Porém, já se viu uma equipe mais coesa e compacta do que a de Fernando Diniz e os resultados não demoraram a aparecer.

 

Durante o Campeonato Brasileiro foram 26 jogos, sendo 14 vitórias, seis empates e seis derrotas, um aproveitamento de 61,5%. O bom futebol também foi visto na Copa Sul-Americana, mas além disso, também era notório que os jogadores estavam motivados para serem campeões, assim como era visto na equipe do Paranaense. Uma importante semelhança entre o time de guerra do estadual e o que foi campeão da Sul-Americana é a imposição, as equipes de Tiago Nunes não apenas venceram a competição, mas também marcaram mais gols e sofreram poucos, mostrando equilíbrio e força coletiva. Foram 7 vitórias, dois empates e uma derrota do Athletico sob o comando de Tiago Nunes na competição. Os títulos fizeram o treinador ser o único na história do clube a vencer dois títulos no mesmo ano.

 

Veja também