Punição: Fernandinho fica de fora de jogo contra o São Paulo

Compartilhe

Jogador teve punição aumentada por cotovelada em jogo contra o Atlético-MG. STJD justifica e atesta que atitudes de Fernandinho tem "reflexo maior"

Em Pleno realizado nesta quinta-feira (26) no Superior Tribunal de Justiça Despotiva, Fernandinho foi julgado pelo lance que gerou sua expulsão na partida contra o Atlético-MG, em setembro. Com unanimidade dos votos, o jogador foi punido com mais um jogo de suspensão e não poderá atuar contra o São Paulo neste domingo (29), na Ligga Arena.

O lance julgado em questão foi na disputa de bola com Saravia, em que Fernandinho atinge o rosto do adversário e recebe o segundo cartão amarelo, seguido do vermelho. O jogador então se exalta, chuta a bola para o alto e reclama com o árbitro Flavio Rodrigues de Souza. O ato se encaixa no artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), em que “praticar ato desleal ou hostil durante a partida, prova ou equivalente” pode acarretar de uma a três partidas de punição.

Como pôde saber a Trétis, Fernandinho poderia ter sido punido em quatro partidas no julgamento. Além da suspensão já cumprida e da que será paga no final de semana, corte do STJD propôs punição de mais dois jogos, um por “agressão física” no ato da expulsão – classificado como “jogada violenta” ao final – e outro por supostas críticas de Fernandinho à arbitragem na saída do gramado. Jogador foi absolvido destas acusações e cumprirá apenas mais um jogo de suspensão.

Durante o julgamento, o presidente do STJD, José Perdiz de Jesus justificou a pena ainda pelo “peso e liderança do atleta”. A referência que é o Fernandinho para o futebol faz com que qualquer atitude dele dentro de campo tenha um reflexo maior”, foi o argumento.

Na ocasião, a comissão de arbitragem da CBF considerou conduta de revisão do árbitro de vídeo “excelente”. Confira a análise do lance com áudio da cabine do VAR:

Caso foi a primeira expulsão de Fernandinho desde sua volta ao Athletico, em 2022. Jogador, inclusive, não foi expulso de maneira direta, mas recebeu segundo cartão amarelo. Alex Santana, Vinícius Kauê, Zé Ivaldo, Thiago Heleno (2x) e Erick são outros jogadores do elenco do Athletico que acumulam expulsões na temporada de 2023. Confira relação completa:

  • – Erick – Athletico 0 x 0 Cascavel – Campeonato Paranaense – 01/04
  • – Thiago Heleno – Alianza Lima 0 x 0 Athletico – Libertadores – 04/04
  • – Alex Santana – Atlético-MG 2 x 0 Athletico – Brasileirão – 29/04
  • – Thiago Heleno – Athletico 0 x 2 Flamengo – Copa do Brasil – 12/07
  • – Zé Ivaldo – Vasco 0 x 2 Athletico – Brasileirão – 23/07
  • – Vinícius Kauê – Athletico 1 x 1 Fluminense – Brasileirão – 27/08
  • – Fernandinho – Atheltico 1 x 1 Atlético-MG – Brasileirão – 02/09

Suspensão em bom momento

Fernandinho também perderia a partida contra o São Paulo no domingo (29) por situação física. Desgastado, jogador seria preservado, como foi nos segundos tempos das últimas quatro partidas – contra Bragantino, Grêmio, Botafogo e América-MG.

Para escalar o time, Wesley Carvalho deve utilizar o volante Hugo Moura. O Athletico é quinto colocado e soma 45 pontos no Campeonato Brasileiro – está há dois de Palmeiras (3°) e Flamengo (4°), e há quatro pontos do Bragantino, vice líder.

Veja também