Fernando rompe ligamento do joelho e deve perder restante da temporada

Compartilhe

Lateral esquerdo terá período de seis a oito meses de recuperação e é oitavo caso deste tipo de lesão no elenco do Athletico

O lateral Fernando rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo e não deve mais entrar em campo na temporada 2023. Recuperação deve durar período de seis a oito meses e jogador é o oitavo caso de lesão deste tipo no elenco do Athletico. Informação foi veiculada pela jornalista Monique Viela.

Fernando se junta a Marcelo Cirino (2x), Matheus Babi, Reinaldo, Renan Viana, Emersonn, Julimar e Kawan como jogadores que tiveram rompimento na mesma região do joelho. O atacante Jajá teve lesão parcial no LCA quando emprestado no Cruzeiro, no ano passado, e perdeu dois meses da temporada. Fernando, junto de Babi, são os únicos destes que não fizeram as categorias de base no Athletico.

Lateral esquerdo ganhou destaque desde a demissão de Pedrinho, por envolvimento no esquema de manipulação de resultados, descoberto pela operação Penalidade Máxima. Fernando foi substituído aos nove minutos do segundo tempo na partida contra o São Paulo, nesta quarta-feira (21) – jogo foi o sétimo seguido do jogador na temporada.

Dos 11 jogos após a rescisão com Pedrinho, Fernando jogou em dez. Desde sua chegada no Athletico, lateral teve lesões em quatro oportunidades, mas – em geral – sem gravidade. No Morumbi, foi substituído por Vinicius Kauê, de 20 anos, que é, agora, única opção para a posição no elenco.

O zagueiro Arthur Zanella, de 18 anos, também pode ser improvisado no setor e Madson também é opção – fez função na única partida em que Fernando não entrou em campo desde a demissão de Pedrinho, contra o Red Bull Bragantino.

O que é a Lesão?

Segundo o portal do hospital Albert Einstein, de São Paulo, a lesão é comum e acontece quando o jogador fixa o pé no campo e gira o tronco para o lado contrário: “enquanto o pé fixo no chão e a perna travada força o LCA até ele não suportar a força tensional e estourar.”

Artigo ainda relata que a prática comum nestes casos é a cirurgia, e que tempo de recuperação pode chegar a período de 12 meses. Marcelo Cirino, por exemplo, voltou a campo na partida desta quarta-feira depois de 11 meses e 20 dias sem jogar.

Departamento médico do Athletico conta, agora, com três nomes do elenco principal

Fernando se junta a Fernandinho, com recuperação de trauma na coxa direita que já dura mais de um mês. Rômulo também tem lesão muscular e deve retornar no dia-a-dia, sem gravidade. Pablo é outro com lesão na coxa, mas já está em fase de recuperação e deve ser relacionado para a próxima partida do Furacão.

Athletico volta a campo no próximo sábado (24), contra o Corinthians na Ligga Arena – às 16h, pelo Brasileirão. Confira próximos compromissos do rubro negro:

  • Athletico x Corinthians – 24/06 – 16h – Brasileirão
  • Athletico x Alianza Lima – 27/06 – 19h – Libertadores
  • -Athletico x Palmeiras – 02/07 – 16h – Brasileirão
  • Flamengo x Athletico – 05/07 – 21h30 – Copa do Brasil
  • Fortaleza x Athletico – 09/07 – 18h30 – Brasileirão

Veja também