Liminar permitiu transmissão própria do Clube; Plano de sócio digital está disponível para assinaturas
O relógio chegava perto das 19 horas, quando o Athletico recebeu a decisão favorável do desembargador Leonel Cunha, do Tribunal de Justiça do Paraná, permitindo que a partida entre Furacão e Goiás fosse transmitida pela plataforma de streaming over-the-top (OTT) Furacão Play. Quinze minutos depois, sócios do Clube estavam liberados para ver a partida, que terminou com vitória rubro-negra por 2 a 1.
A novela sobre o caso começou na semana passada, quando a ASSOCAHP (Associação de Sócios do Athletico) entrou com uma liminar pedindo que o Clube passasse os jogos como mandante, mesmo sem contrato assinado com a Globo no pay-per-view, amparado pela Medida Provisória 984, assinada em junho pelo presidente Jair Bolsonaro. Na segunda (11), a Globo reverteu o processo no Tribunal de Justiça, que colocou uma multa de R$ 2 milhões ao Clube caso a partida fosse transmitida.
Com a aproximação do horário da partida, aplicativos e sites que funcionaram na primeira rodada também saíram do ar. A Fanatiz, plataforma que tem os direitos internacionais do Brasileirão, se pronunciou dizendo que só teria direito a transmitir as partidas do Athletico como visitante. Apenas 15 minutos antes da bola rolar, o Clube recebeu o parecer favorável para o mandado de segurança impetrado no começo da tarde de quarta (13) e o torcedor pôde assistir ao jogo.
O Athletico também voltou a vender novas associações pelo Plano Digital, que vai custar R$ 24,90 mensais, com direito a ver todas as partidas do Furacão como mandante no Brasileiro. O plano ainda é amparado pela MP 984, que ainda não foi votada pelo Congresso Nacional e tem validade até 16 de outubro, caso não seja colocada na pauta da Câmara dos Deputados. Caso a MP caduque, o Athletico terá que rever como fará as transmissões previstas depois desta data.
A briga jurídica entre Athletico, Globo e Turner sobre a MP deve ganhar novos cenários nas próximas semanas, mas a primeira vitória foi rubro-negra. No Rio de Janeiro, a Turner havia conseguido liminar autorizando o grupo a transmitir partidas via Medida Provisória. Para este final de semana, a TNT já tinha jogos marcados entre Coritiba x Flamengo e Palmeiras x Goiás, mas com a decisão da Justiça decidiu passar Santos x Athletico, no domingo.
O Furacão também se tornou o primeiro clube a ter transmissão televisiva em seu próprio sistema de streaming, no Brasileirão.