Com gols de Erick (2x) e Vitor Roque, Athletico estará mais uma vez na fase de grupos da competição continental
Na tarde deste domingo (13), o Athletico entrou em campo decidindo seu próprio destino para a próxima temporada. E decidiu com estilo. Dependendo apenas de uma vitória simples para se classificar à fase de grupos da Libertadores 2023, o Athletico bateu o Botafogo por 3 a 0, na Baixada, e estará novamente como cabeça de chave na competição continental do próximo ano. Os gols rubro-negros foram marcados por Erick (2x) e Vitor Roque.
PRIMEIRO TEMPO
Escalado com Bento, Khellven, Matheus Felipe, Thiago Heleno e Abner; Erick, Fernandinho e Alex Santana; David Terans, Vitinho e Vitor Roque, o Athletico teve dificuldades para furar a defesa do Botafogo no início da partida. O time carioca também tentava atacar com velocidade, já que precisava da vitória para tentar o sexto lugar no Brasileirão.
A partir dos 30 minutos, o Athletico dominou o jogo e criou chances perigosas. David Terans chegou a fazer grande jogada e acertou a trave do goleiro Lucas Perri. O Furacão quase fez gols com Alex Santana, Vitor Roque e Terans, mas a primeira etapa terminou com placar fechado. Em São Paulo, o Atlético Mineiro fazia 1×0 no Corinthians e deixava o Furacão na sétima colocação.
SEGUNDO TEMPO
Sem alterações, o Furacão manteve a intensidade e abriu o placar aos 6 minutos. Em escanteio cobrado por Khellven, Erick desviou no primeiro pau e balançou a rede na Baixada. Aos 10′, Matheus Felipe deu um chutão que acabou virando lançamento. Vitinho chutou cruzado e Vitor Roque aumentou o placar, mas o VAR marcou impedimento do atacante no lance.
Aos 16′, veio o gol da joia rubro-negra. Em bela jogada ofensiva, Vitinho achou Terans. O uruguaio limpou os marcadores e tocou pra Vitor Roque aumentar o placar. Em uma das poucas jogadas do Botafogo no jogo, Adryelson fez o goleiro Bento praticar uma defesa espetacular. No finalzinho do jogo, o Furacão carimbou o passaporte para a fase de grupos da Libertadores com mais um gol de Erick. O volante recebeu de Rômulo, girou no zagueiro e bateu colocado, sem chance para Lucas Perri.
Esta também foi a última partida do técnico Luiz Felipe Scolari à beira dos gramados. O treinador lendário e multicampeão no mundo do futebol irá assumir a coordenação técnica do Furacão em 2023. Paulo Turra, atual auxiliar, foi indicado por Scolari para ser o técnico e a decisão de Petraglia deve ser tomada nos próximos dias.