Athletico precisará apenas de empate na última rodada para se garantir nas oitavas
Na noite desta quarta (19), o Athletico fez valer o seu mando de casa, venceu o Melgar por 1 a 0 na Arena da Baixada e retomou a liderança do grupo D da Copa Sul-Americana. Com o gol solitário de Renato Kayzer, o Furacão só precisa de um empate contra o Aucas na última rodada para se garantir em primeiro do grupo e passar às oitavas da Sul-Americana 2021.
PRIMEIRO TEMPO
Escalado pelo técnico António Oliveira com Santos, Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Richard, Christian e Jadson; Vitinho, Nikão e Renato Kayzer, o Furacão procurou pressionar o Melgar desde o início da partida. Antes dos 10 minutos, o rubro-negro já tinha finalizado três vezes ao gol.
Antes do primeiro minuto, Renato Kayzer teve boa chance, mas finalizou fraco. Aos 3 minutos, Abner cruzou na cabeça de Vitinho que não direcionou a finalização e a bola foi pra fora. Aos 6 minutos, Vitinho teve a chance, mas chutou a esquerda do gol.
O Melgar aproveitou erros em saída de bola para criar chances, mas ambas sem perigo. Aos 17 minutos, Jadson cobrou bola parada na área e o desvio de Richard passou raspando a trave. Com o passar do primeiro tempo, o Melgar passou a marcar mais a saída de bola do Athletico, dificultando as ações ofensivas.
Aos 40 minutos, Renato Kayzer arrancou pela direita, entrou na área e bateu cruzado. Cáceda fez grande defesa. Aos 41, no lance seguinte, um bate-rebate na área acabou com defesa do goleiro, bola na trave e reclamação de pênalti por parte do Athletico. Aos 43, finalmente o Athletico balançou a rede. Cruzamento de Khellven pela direita e cabeçada de Renato Kayzer. Após grande defesa do goleiro, o artilheiro estufou a rede para abrir o marcador!
SEGUNDO TEMPO
Sem alterações, o Furacão viu o Melgar sair mais pro jogo nos primeiros minutos, já que a derrota prejudicaria muito as aspirações na competição. Subindo a marcação, o Athletico foi minando as ações ofensivas do Melgar, ao mesmo tempo em que se preparava para os contra-ataques.
Aos 19 minutos, Horácio Orzán cometeu falta em Richard e levou o segundo amarelo. Com um a mais, António Oliveira fez a primeira modificação. O português sacou Jadson, cansado, e colocou Léo Cittadini. Aos 27′, tentando empurrar o adversário pra defesa, foi a vez de Richard dar lugar a Carlos Eduardo.
Mesmo em algumas jogadas de contra-ataque com número bem superior de jogadores adversários, o Athletico não conseguiu matar a partida, seja por erros de último passe, seja por finalizações. Aos 40′, António Oliveira colocou Marcinho, Fernando Canesin e Matheus Babi em campo nos lugares de Khellven, Vitinho e Kayzer.
Com a vitória, o Athletico precisará apenas de um empate contra o Aucas, na próxima quinta (27) para se garantir nas oitavas de final.