A piazada do Athletico inicia hoje a busca pelo título do Campeonato Brasileiro Sub 17
Na tarde desta segunda-feira (14) o Athletico vai até o Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense pela partida de ida da final do Campeonato Brasileiro Sub-17. A partida acontecerá no estádio Luso Brasileiro, estádio da Portuguesa-RJ. Inicialmente o jogo estava previsto para acontecer no Maracanã, mas descartaram a ideia para preservar o gramado. O jogo terá início às 17h (horário de Brasília) e terá transmissão do Sportv, canal pago do grupo Globo.
Com incríveis 82% de aproveitamento na competição, o Furacãozinho chega nesta final. O Athletico disputou 13 partidas, vencendo 7 jogos, empatando 2 e sendo derrotado apenas pelo Santos na fase inicial. O Athletico tem o melhor ataque da competição com 34 gols marcados e a segunda melhor defesa da competição com 10 gols sofridos, perdendo apenas para o Vasco da Gama que foi eliminado nas quartas de final.
Confira abaixo a campanha do Athletico no Brasileirão Sub 17:
Athletico 4 x 1 Ceará
Santos 2 x 1 Athletico
Athletico 3 x 3 Goiás
Athletico 5 x 0 Cruzeiro
Flamengo 3 x 4 Athletico
Athletico 2 x 0 São Paulo
Internacional 0 x 2 Athletico
Athletico 2 x 0 Vitória
Fluminense 0 x 4 Athletico
Grêmio 1 x 2 Athletico
Athletico 5 x 0 Grêmio
Flamengo 0 x 0 Athletico
Athletico 2 x 0 Flamengo
Para esta final, o Athletico tem praticamente todo o time a disposição. Do time considerado titular, apenas o atacante e artilheiro da equipe Renan Viana fica de fora, pois irá cumprir a suspensão automática por ter levado o terceiro cartão amarelo. Por outro lado, o camisa 10 do time, Jader está de volta depois de ter se recuperado da Covid-19. Inclusive, o meia Jader já treinou várias vezes com o time principal, ele é o vice artilheiro do Athletico na competição com 7 gols anotados.
Athletico e Fluminense estiveram no mesmo grupo na fase inicial do Brasileirão, e os dois se enfrentaram na última rodada da fase classificatória no dia 10/11. A partida aconteceu no estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, e o jogo foi de completo domínio do rubro-negro. A partida terminou 4×0 para o Furacão. Os gols do jogo foram marcados por: Renan Viana (2x), Juninho Silvestre e Léo Costa. Na fase inicial, o Athletico terminou em 2º lugar e o Fluminense terminou na 3ª colocação. Nas quartas, o Furacão bateu o Grêmio com um placar agregado de 7×1, enquanto o Fluminense eliminou o Vasco, no agregado de 3×1. Na semifinal o rubro-negro deixou o Flamengo pelo caminho fazendo 2×0 no agregado, já o Tricolor das Laranjeiras eliminou o São Paulo empatando em 4×4 no agregado e vencendo por 6×5 nas disputas de pênaltis.
O Furacão tem quatro jogadores que estiveram na última convocação da seleção brasileira sub 17: o goleiro Mycael, o lateral direito Léo Ataíde e os atacantes Lucca Prior e Emersonn. Além deles, podemos destacar o zagueiro João Pedro, o lateral esquerdo Vinícius Kauê, o volante Juninho Silvestre e o atacante Renan Viana, que hoje estará fora, cumprindo suspensão, como os grandes destaques da equipe nesta campanha.
Pensando na partida de volta, os jogadores pendurados do rubro-negro são: os zagueiros João Pedro e Kauã Eduardo, o volante Vinícius Pertile e o atacante Vitor do Carmo. Se um deles tomar cartão amarelo hoje desfalcam o Furacão na finalíssima do Brasileirão que acontecerá na próxima semana.
A partida de volta acontecerá na próxima segunda-feira (21) na Arena da Baixada, às 15h.
FICHA TÉCNICA
Fluminense x Athletico
Data: 14/12/2020.
Horário: 17h (horário de Brasília).
Transmissão: SporTV.
Local: Estádio Luso Brasileiro, Rio de Janeiro (RJ).
Arbitragem: Felipe da Silva Gonçalves Paludo será o árbitro central. Thiago Gomes Magalhães e Daniel de Oliveira Alves Pereira serão seus auxiliares. O trio é carioca.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Fluminense: Cayo Felipe, Daniel, Justen, Joilson (Davi) e Jefté, Thiago Henrique (Metinho), Kyky e Arthur, Abner, Matheus Martins e João Neto. Técnico: Guilherme Torres.
Athletico: Mycael, Léo Ataíde, Léo Dourado, João Pedro e Vinícius Kauê, Juninho Silvestre, Vinícius Pertile (Marcos Vinícius), Jader, Emersonn, Vitor do Carmo e Léo Costa. Técnico: Fernando Seabra.