Renato Gaúcho alegou que gramado sintético do Palmeiras agravou lesão de jogador e cita dificuldades de adaptação
O gramado sintético da Arena da Baixada é o motivo com que Renato Portaluppi, técnico do Grêmio, justificou poupar peças importantes para a partida entre o clube gaúcho e o Athletico, no próximo sábado (27). Lista de cinco titulares não deve ser relaciona para a partida e, entre eles, Luis Suarez e Bitello – destaques do time – devem ganhar descanso.
Bitello tem dores no músculo adutor na coxa e Renato alegou, em coletiva de imprensa, que jogador teve lesão agravada depois de enfrentar o Palmeiras, no Alianz Parque:
“A gota d’água para a lesão dele, como para outros jogadores, foi a grama sintética do Palmeiras (Allianz Parque). Aumentou a dor dele.”
Estudos científicos não comprovam a veracidade do fato que os gramados sintéticos causam ou agravam lesões, segundo levantamento do jornal Lance. Na verdade, índice de lesões é praticamente o mesmo em jogos realizados em solo natural e artificial.
O Grêmio tem aproveitamento maior contra o Athletico depois da instalação do gramado sintético
Furacão e Tricolor se enfrentaram nove vezes na Arena da Baixada depois da estreia da grama artificial, em 18/02/2016. Nesses jogos, o Athletico perdeu quatro vezes dentro de sua casa para o time gaúcho, que soma 44% de aproveitamento – apenas em um desses jogos o Grêmio não foi treinado por Renato Gaúcho.
O único jogo que não teve Portaluppi à beira do campo foi em 2021, ano do rebaixamento gremista, que teve Felipão – atual diretor do Furacão – como técnico.
Com a grama natural na casa do Athletico clubes já disputaram 27 jogos, com 10 vitórias atleticanas, 10 empates e sete vitórias do Grêmio – 38% de aproveitamento.
Richa é antiga
Em 2021, depois de vitória icônica por 3 a 0 contra o Flamengo pelas semifinais da Copa do Brasil, o Athletico brincou com fala de Renato Gaúcho, então treinador do clube carioca, confira o Tweet:
Posicionamento do clube foi motivado por fala polêmica de Renato em coletiva de imprensa depois do jogo de ida, terminado em 2 a 2, que justificava atuação do Flamengo:
“Grama sintética faz muita diferença. É da água para o vinho. A bola fica muito viva na grama sintética. Eles estão acostumados com o campo. A bola fica muito viva. Essa foi a nossa maior dificuldade”
A bola rola para Athletico e Grêmio, de Renato, na Arena da Baixada às 16h deste sábado (27). Jogo é válido pela oitava rodada do Brasileirão e Furacão ocupa a sétima posição com 12 pontos somados. Confira a agenda do Athletico:
• Athletico x Grêmio – 27/05 -16h – Brasileirão-Botafogo • Botafogo x Athletico – 31/05 – 21h30 – Copa do Brasil-• Athletico x Botafogo – 03/06 – 18h30 – Brasileirão-• • • •Athletico x Libertad – 06/06 – 19h – Libertadores-• •América-MG x Athletico – 11/06 – 11h – Brasileirão