Guia da Copinha: veja provável escalação, elenco, transmissões e destaques

Compartilhe

O Athletico estreia nesta terça-feira (2), contra o Sparta-TO, às 19h15, na competição e leva elenco forte a São Paulo; conheça destaques

O Athletico estreia na temporada 2024, ano de seu centenário, nesta terça-feira (2), contra o Sparta-TO, às 19h15, pela primeira rodada da Copinha. A delegação atleticana chegou em Catanduva-SP, sede do grupo 2 da competição, nesta segunda-feira (1) e tem base do time definida para entrar em campo, como noticiou a Trétis.

Um provável Athletico, comandado pelo treinador Caco Espinoza, tem Filipe, Ataíde, Marcão, Zanella (Dourado) e Léo Derik; Biro, João Vitor, João Cruz e Dudu; Sorriso e Chiqueti. Por um desconforto na coxa, o atacante Emersonn deve perder primeiras partidas, mesmo que esteja na delegação que viajou.

A Trétis fará cobertura da trajetória do Athletico na Copinha tanto no portal tretis.com.br, quanto em seu YouTube (clique aqui), com o retorno do quatro “Copinha em cinco minutos”, que resumirá as partidas do Furacão.

O rubro-negro relacionou 29 jogadores de suas categorias sub-20 e sub-17 para a disputa da Copinha, confira:

GoleirosFilipe e Matheus Soares
LateraisLéo Ataíde, Léo Derik, Luiz Felipe (sub-17) e João Gomes (sub-17)
ZagueirosMarcão, Dourado, Zanella, Eduardo Silvino e Fábio Lucas (sub-17)
Meio-campistasJoão Vitor, Lima, Biro, João Cruz (sub-17), Lucca Prior, Gustavo Mathiello, Guilherme Back (sub-17), Murilo, Dudu e Riquelme
Atacantes Keven, Walace, Sorriso (sub-17), Chiqueti e Emersonn
A delegação atleticana viajou à Catanduva nesta segunda-feira (1). Foto: Athletico

Depois de enfrentar o Sparta-TO, o Athletico volta a jogar no estádio Sílvio Sales, em Catanduva, contra a Portuguesa-RJ no próximo dia 5, às 19h15 e o Catanduva-SP, dono da casa, em 8/01, às 15h30. Os jogos contra Sparta-TO e Portuguesa-RJ serão transmitidos no Sportv. A última rodada passa no canal do YouTube do Paulistão (clique aqui).

Os dois melhores do grupo se classificam à segunda fase. A Copinha conta ainda com terceira fase antes das oitavas de final, etapa em que o Athletico foi eliminado na edição de 2023, contra o Floresta-CE, nos pênaltis.

Elenco tem sete remanescentes da última edição da Copinha; conheça

O zagueiro Zanella, os laterais Léo Ataíde, direito, e Léo Derik, esquerdo, os meias João Vitor, Dudu e Murilo e o atacante Felipe Chiqueti disputaram a Copinha em 2023 pelo Athletico, e voltam a jogá-la em 2024.

Daquele elenco, apenas o goleiro Gabriel Pereira os meias Danielzinho e Dudu e o atacante Chiqueti subiram ao time profissional para treinamentos. Danielzinho, Dudu e Chiqueti chegaram a estrear pelo Furacão, em partidas contra Bahia, Fortaleza e Corinthians, respectivamente.

Dudu e Chiqueti podem ser considerados os grandes destaques deste time. Dudu é meio-campista, atua como armador desde o sub-17 e, mesmo que ainda tenha idade para a categoria, subiu para a sub-20 em 2023. No ano, pelo sub-20, fez 15 jogos, com um três gols marcados e uma assistência pelo Athletico, além de destaque na Seleção Brasileira.

Campeão do Sul-americano sub-17, Dudu foi líder em assistências na competição. Com a número 10 da canarinho, jogador fez três gols e deu seis assistências em 13 jogos, e também foi titular na campanha da Copa do Mundo sub-17.

Dudu se destacou pela seleção brasileira e deve ser titular do Athletico na Copinha. Foto: CBF

Chiqueti, outro destaque, marcou 11 gols em 26 partidas pelo sub-20 do Athletico em 2023. Com 18 anos, fez Copinha de destaque na última temporada, com dois gols marcados e uma assistência nas três partidas da fase de grupos. Por lesão, não atuou mais no torneio.

Chiqueti passou por todas as funções do ataque rubro-negro. Como centroavante, segundo atacante ou aberto pelos lados do campo, Chiqueti tem destaque pelas jogadas de efeito e pela facilidade em desequilibrar partidas. Confira:

No ataque, Sorriso é outro jogador que chama a atenção. Centroavante de origem, se destaca pela qualidade para finalizar as jogadas, e fato aparece nos números. Em sua segunda temporada pelo sub-17 do Athletico, com 17 anos, Sorriso marcou 18 gols em 24 partidas.

Com facilidade para finalizar com as duas pernas, Sorriso marcou um gol a cada 105 minutos em campo, pouco mais de uma partida. Jogador tem passagem pela seleção brasileira de sua categoria. Confira lance de belo gol, com assistência de Dudu:

Outro destaque do sub-17 está no meia João Cruz. Com 12 gols marcados em 2023 pelo Furacão, em 30 jogos, jogador atua em faixa de campo parecida com a de Dudu, mas tem jogo moldado mais para o lado da finalização das jogadas. No final de 2022, o Athletico assinou renovação de contrato com o jogador, que prevê multa internacional de R$275 milhões.

Cruz é outro dos jogadores que foram utilizados em treinamentos da equipe profissional. Jogador chegou a compor banco de reservas, mas não estreou pela equipe profissional do Athletico – caso parecido com o do zagueiro Marcão.

Marcos André, conhecido como Marcão, chegou a estar na beira no campo para fazer sua estreia como profissional do Furacão em empate em 1 a 1 contra o Fortaleza, mas – na ocasião – o técnico Wesley Carvalho recuou, e decidiu improvisar o volante Hugo Moura como zagueiro.

Com 1,95 e apenas 17 anos, Marcão foi relacionado em várias oportunidades no time profissional do Athletico em 2023 – a primeira foi em jogo contra o Grêmio, na Arena do Grêmio (foto). Revelado pelo Resende-RJ e com período de estágio no Lyon-FRA, Marcão chegou ao rubro-negro na metade da última temporada.

Marcão compôs o banco de reservas do Athletico em 2023. Foto: Athletico

Sistema defensivo ainda conta com o lateral-direito Fábio Lucas (2006), também revelado pelo Resende-RJ e que chega ao Athletico em meio à temporada de 2023, assim como os zagueiros Dourado e Zanella, há mais tempo no clube, e com certo destaque.

Setor de meio campo conta com Carlos Biro e Murilo como opções de destaque para a função do segundo volante – Biro surge nas categorias de base do Sport e Murilo, nas do Paraná – jogador chegou a iniciar trajetória no futebol como centroavante. Lucca Prior é opção para a armação das jogadas, e teve sondagens de clubes do futebol europeu em 2023.

Walace e Keven, ambos de 18 anos, completam opções para ataque. Reservas na maior parte da temporada, jogadores marcaram oito e nove gols, respectivamente.

Veja também