João Cruz é o quarto jogador da base a estrear pelo Athletico em 2024

Compartilhe

Número já é maior do que o somado em todo 2023, que teve sua primeira estreia em novembro. Elenco conta com 10 jogadores formados na base

A goleada de 5 a 1 do Athletico contra o Rayo Zuliano, pela Copa Sul-americana, promoveu a estreia do meia João Cruz (2006) pelo profissional atleticano. A exemplo da partida contra o Danubio, em que estrearam Marcão e Renan Viana, a Sul-americana tem sido um laboratório para os testes de Cuca, que projeta utilização da base.

Marcão, por exemplo, jogou apenas três minutos em Montevideo, mas estreou como titular em Caracas. Zagueiro, também nascido em 2006, foi o único jogador da função relacionado para a partida contra o Rayo Zuliano, inclusive.

Com quatro estreias de jogadores da base o Furacão ultrapassa o número de toda a temporada 2023 no mesmo quesito. Neste ano, além de Cruz e Marcão, os centroavantes Walace e Renan Viana entraram em campo pela primeira vez como profissionais.

O meia Dudu, que estreou em 2023, também já foi utilizado. O goleiro Matheus Soares, o zagueiro Arthur Dias e o meio campista Riquelme chegaram a ser relacionados para jogos e são exemplos de jogadores que ainda integram o sub-20, mas participaram de partidas profissionais, mesmo que não tenham entrado em campo.

Em 2023, o primeiro jogador formado na base do Furacão a estrear foi Felipe Chiqueti, em derrota contra o Corinthians, apenas no dia primeiro de novembro. Depois de Chiqueti outros dois jogadores puderam entrar em campo pela primeira vez, os meias Danielzinho (emprestado ao Londrina nesta temporada) e Dudu.

Em entrevista coletiva, Cuca confirmou interesse em utilizar jogadores da base do Athletico na temporada: “São meninos, vão ser grandes jogadores e tem que ter o começo, minutagem, pra começar a rodagem que eles vão ter. Confiamos neles.”

Marcão, por exemplo, é a única opção para a reserva da dupla de zaga desde a lesão de Thiago Heleno no músculo posterior da coxa. Caso Kaíque Rocha e Gamarra passem por lesão ou sejam suspensos, Marcão deve ser utilizado como titular.

Renan Viana estreou como profissional em partida contra o Danubio. Foto: José Tramontin/Athletico

O Athletico conta, atualmente, com 11 jogadores formados em sua base em seu elenco profissional. Os quatro goleiros, Bento, Léo Linck, Mycael e Gabriel Pereira, os meias Fernandinho, Jáder, João Cruz e Dudu e os atacantes Pablo, Renan Viana e Julimar.

Bento, Fernandinho e Pablo devem ser titulares contra o Palmeiras, no domingo (12), às 16h. Jogo está marcado para a Arena Barueri e vale a liderança do Campeonato Brasileiro. O Furacão é líder com 10 pontos somados e o Palmeiras ocupa a sexta posição, com oito tentos.

Veja também