Árbitro já foi afastado pela CBF após falhar no jogo do Furacão contra o Flamengo, nas quartas de final da Copa do Brasil em 2022
Escolhido para comandar o apito central da partida dessa quarta-feira, entre Grêmio e Athletico, em Porto Alegre, Luiz Flávio de Oliveira ficou marcado para muitos athleticanos após falhas cometidas na Copa do Brasil no ano passado.
No jogo de ida das quartas de final da competição, no Maracanã, o árbitro foi questionado por falhas em diversos lances da partida. Os dois clubes reclamaram bastante das marcações do juiz. O Flamengo questionou um suposto pênalti de Fernandinho em Léo Pereira e uma cotovelada em Filipe Luís, além da expulsão de David Luiz no fim da partida. Já o Athletico questionou Luiz Flávio por não ter marcado nada em dois lances violentos. Em um deles, Gabriel Barbosa chuta Fernandinho e em outro Arrascaeta dá uma dura entrada virando o pé do meia Erick.
Na época técnico do Furacão, Felipão chegou a abordar o assunto durante a coletiva. “O quê? Eles (Flamengo) estão reclamando de alguma coisa? Passa o lance do Gabigol chutando o Fernandinho. Passa o lance do Arrascaeta. Vergonhoso! É pra expulsar 30 dias seguidos! Não é um dia, são 30 dias seguidos”, disse indignado. “(O Arrascaeta) não quebrou o pé do Erick por milagre. Pelo amor de Deus, não me venha com choradeira. Quem tem que chorar somos nós, que poderíamos ter o jogador por seis meses fora. Não procede nada (a reclamação do Flamengo), é gritinho de histeria”, concluiu.
Luiz Flávio de Oliveira distribuiu nove cartões amarelos durante o jogo. A atuação foi muito criticada e a CBF acabou colocando tanto ele como Wagner Reway, responsável pelo VAR, no Programa de Assistência ao Desempenho do Árbitro (PADA), afastando-os de jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil.
Contra o Grêmio, Luiz Flávio terá a assistência de Daniel Luis Marques e Thiaggo Americano Labes. Confira a arbitragem completa:
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Assistente 1: Daniel Luis Marques (SP)
Assistente 2: Thiaggo Americano Labes (SC)
Quarto árbitro: Érico Andrade de Carvalho (RS)
Assessor: Cláudio José de Oliveira Soares (RJ)
VAR: Pablo Ramón Gonçalves Pinheiro (RN – VAR-FIFA)
Assistente VAR 1: Cleriston Clay Barreto Rios (SE)
Assistente VAR 2: Diego Pombo Lopez (BA)
Observador de VAR: Ricardo Marques Ribeiro (MG)