Atacante está apenas a dois gols de distância do primeiro colocado, alcançou outra marca histórica na competição e assumiu a artilharia do Athletico
Após marcar dois gols na vitória por 5 a 1 do Athletico contra o Rayo Zuliano, nesta quarta-feira (8), Gonzalo Mastriani assumiu a vice artilharia da história da Copa Sul-Americana com 17 gols. O atacante está agora a apenas dois gols de diferença para o líder, Hernán Barcos, que tem 19 tentos. Com o feito, o camisa nove ainda alcançou a marca de ser o único jogador na história da competição continental a ter seis partidas com dois ou mais gols.
Mas estes não são os únicos destaques de Mastriani na temporada. Com cinco gols em quatro partidas, ele também agora divide a artilharia da Sul-Americana com Martin Lucero, do Fortaleza. No Athletico, o centroavante é o artilheiro do time com 10 gols, um a mais do que Pablo.
Já no Brasil, ele lidera o ranking de participações em gols com 20 ações e é o jogador com mais gols no país em 2024 – são 16 marcados em 21 jogos disputados e quatro assistências. Os números somam as participações ainda no América-MG no início do ano. Vale lembrar que em 2023 o atacante foi o artilheiro da “Grande Conquista” (12 gols) e iniciou o campeonato mineiro marcando cinco vezes na estreia.
Por conta disso, muito torcedores questionam a titularidade do artilheiro no time de Cuca. O técnico, inclusive, teve uma conversa individual, como fez com Bruno Zapelli, prometendo mais minutos ao jogador e explicou na coletiva a disputa pela vaga de centroavante titular. “O critério é feito em cima dos treinamentos e das necessidades que o treinador tem. Se colocou um, em detrimento do outro, pode ter certeza absoluta que estou fazendo o que é justo. Os jogadores são os fiscais, e sabem quem deve jogar”, disse.
A título de informação, Hernán Barcos está jogando a Libertadores pelo Alianza Lima, deixando o caminho livre para Mastriani poder alcançá-lo ou até ultrapassá-lo na artilharia da Sul-Americana.