Meia Dudu, de 17 anos, estreia pelo Athletico e comenta: “sonho realizado”

Compartilhe

Jogador teve primeiros minutos como profissional na vitória contra o Santos e substituiu Fernandinho: "Foi logo no lugar dele, né? Que honra"

O meia Dudu, de 17 anos, fez sua primeira partida como profissional do Athletico neste domingo (3), em vitória por 3 a 0 contra o Santos. Jogador substituiu Fernandinho nos acréscimos do segundo tempo e teve apenas duas ações com a bola, mas agradeceu: “sonho realizado”.

Nascido em 2006, meia ainda tem idade para jogar na categoria sub-17, mas atua pelo sub-20 do Athletico. Neste ano, Dudu foi destaque da seleção brasileira na conquista do Sul-americano sub-17 e também foi titular da equipe que jogou a Copa do Mundo da categoria.

“É um sonho realizado. Me preparei muito para viver esse momento. Fico contente em conquistar o meu espaço com trabalho e respeito aos meus companheiros. Agora é continuar focado para poder fazer o meu melhor quando as oportunidades aparecerem. Meu foco sempre foi ajudar o meu clube da melhor forma possível seja na base, Seleção e agora no profissional.” – disse Dudu, em fala cedida à Trétis.

No total, jogador teve 38 jogos na temporada 2023, com nove gols marcados e oito assistências. Destes, três gols e seis assistências foram com a número 10 da amarelinha.

Dudu, utilizado um pouco mais recuado no campo pelo técnico Phelipe Leal, na seleção brasileira, joga como armador, e atuou ao lado de Bruno Zapelli no momento em que esteve em campo pelo Athletico. Meia comentou a responsabilidade de entrar no lugar de Fernandinho, na partida contra o Santos:

“Foi logo no lugar dele, né? (risos). Que honra…. Espero que seja marcante para uma bonita história que vem por aí. O Fernandinho é cara que eu sou muito fã. Todos conhecem a história gigante que ele construiu na Europa e aqui no Athletico. Ele é uma grande inspiração para nós, jovens, e é uma honra enorme estar no dia a dia com ele. Venho aprendendo muito”

Dudu substitui Fernandinho. Foto: divulgação

Dudu é o terceiro jogador da base do Athletico a estrear como profissional em 2023

Depois das estreias de Felipe Chiqueti, contra o Corinthians, e de Danielzinho, contra o Bahia, Dudu é o terceiro jogador da base a ter primeiros minutos como profissional no ano.

“Vamos compor todo o banco com jogadores do sub-20. Se tivermos a oportunidade, vamos colocar eles para jogar, sim.” – disse Wesley Carvalho, sobre utilização da base na última rodada do Brasileirão.

Em 2023, o Athletico teve em BentoPabloFernandinhoKhellvenChristianRômuloLéo LinckVitinhoJajáJulimarReinaldo, Chiqueti, Danielzinho e Dudu representantes de suas categorias de base que entraram em campo. Dudu é o mais jovem destes.

Os goleiros Mycael Gabriel Pereira, os defensores Arthur ZanellaLéo AtaídeJoão VitorBelezi Marcão, o meia Murilo, além do atacante Emersonn, chegaram a ser relacionados para partidas do time profissional, mas não entraram em campo. O meio-campista João Cruz foi relacionado para viagem do Athletico para enfrentar Grêmio e Botafogo, mas não chegou a compor o banco de reservas.

Há a expectativa de que jogadores da base do Athletico sejam utilizados na partida contra o Cuiabá, nesta quarta-feira (6), às 21h30. O Athletico não tem mais objetivos neste Campeonato Brasileiro, e pode utilizar partida para testar jogadores que devem entrar em campo no Paranaense de 2024 – o Furacão estreia em 17 de janeiro, contra o Andraus.

Veja também