Mycael, do Athletico, é convocado para disputar o Pré-olímpico

Compartilhe

Goleiro da base do Athletico está na lista de Ramon Menezes para a seleção brasileira sub-23 e se apresenta para treinamentos em 8 de janeiro

O goleiro Mycael, do Athletico, foi convocado para a seleção brasileira para a disputa do Pré-olímpico da Venezuela, que começa em 23 de janeiro de 2024. Jogador de apenas 19 anos, formado na base do Furacão, tem sido titular da categoria sub-23 canarinho e deve ser mantido no time pelo técnico Ramon Menezes.

Mycael se apresenta em 8 de janeiro, na Granja Comary, para o início dos treinamentos. Goleiro se junta aos atacantes Luciano Arriagada e Fernando Nava, também do Athletico. e que representarão as seleções chilena e boliviana, respectivamente, no torneio.

Ramon Menezes convoca seleção brasileira para disputar o pré-olímpico. Foto: reprodução

Com a convocação, goleiro não jogará a Copinha de 2024. Presente no Sul-americano sub-20, no início desta temporada, Mycael deu lugar a Gabriel Pereira na competição – goleiro não pode voltar a jogar, pois tem 21 anos completos. Matheus Soares e Luiz Fabiano, do sub-20, além de Maksym, do sub-17, disputam posição.

Mycael foi titular em toda a conquista dos jogos Pan-americanos com o Brasil, torneio também disputado com elenco sub-23. Jogador de 19 anos, inclusive, bateu o pênalti que selou medalha à seleção, depois de defender uma das cobranças batidas pelo Chile.

Goleiro é titular das categorias de base com a amarelinha desde a categoria sub-15, e já conquistou, além do Pan, o Sul-americano sub-20 nesta temporada – também com Menezes no comando. São 16 jogos pela seleção canarinho, com 13 vitóriasdois empates e apenas uma derrota em 2023, com nove jogos sem sofrer gols.

Mycael é convocado para a disputar o Pré-olímpico. Foto: CBF

Mycael pode seguir tradição dos goleiros do Athletico

Desde as olimpíadas de 2012, que ocorreram em Londres, o Athletico tem goleiros representantes nos elencos da seleção brasileira que disputam a competição. Na capital inglesa, o goleiro Neto – já na Fiorentina, à época, entrou em campo mas terminou campeonato no banco de reservas e saiu com a prata depois de final disputada contra o México.

Em 2016, no Rio de Janeiro, Weverton defendeu pênalti na final e foi fundamental na conquista do primeiro ouro olímpico da história brasileira. Depois, em Tóquio 2021, Santos defendeu a meta brasileira, com mais um título conquistado – nesta, Bruno Guimarães, então no Lyon-FRA, e o lateral-esquerdo Abner também representaram o Furacão.

Neste ciclo, Mycael disputa vaga e titularidade com os goleiros Andrew, do Gil Vicente-POR, Matheus Donelli, do Corinthians, convocados por Ramon Menezes para o Pré-olímpico, além de Marcelo Pitaluga, do Liverpool-ING, e Matheus Cunha, do Flamengo, chamados em outras oportunidades.

O Brasil estreia em 23 de janeiro no torneio, contra a Bolívia. Seleção ainda enfrenta a Colômbia e a Venezuela na fase do grupos do campeonato, que conta com quadrangular para definição das vagas às Olimpíadas de Paris – os dois melhores da fase final se classificam.

Veja também