Jogador tem boa proposta em mãos do Cerezo Osaka-JAP, o que também agrada o Athletico, que vê reposição dentro de seu elenco neste momento
O meia Vitor Bueno, do Athletico, negocia com o Cerezo Osaka-JAP e tem boa proposta em mãos para deixar o Furacão, como informa a Trétis. Jogador tem contrato até o final de 2024 com o rubro-negro, que recebeu contatos oficiais do clube japonês e não vê, neste momento, necessidade de reposição.
A proposta recebida, e ainda não revelada, também agrada o Athletico, que vê Bruno Zapelli e Christian como opções viáveis para reposição sem precisar ir ao mercado. A perspectiva de utilizar Dudu, de 18 anos, na categoria profissional, também agrada o Furacão.
Dudu é camisa 10 da seleção brasileira sub-17 e titular absoluto do sub-20 do Athletico. Meia deu duas assistências na goleada do Athletico por 9 a 0 contra o Sparta-TO, pela primeira rodada da Copinha 2024.
Tanto Dudu, quanto Christian e Zapelli, ocuparam a mesma faixa do campo que Vitor Bueno em determinados momentos de 2023. Mesmo assim, Bueno manteve-se titular ao longo de toda a temporada, que se tornou a que o meia mais jogou na careira, com 59 jogos disputados.
Mesmo quando ainda concorria com o uruguaio David Terans, Bueno sempre teve atuações para permanecer titular do time, tanto segundo Paulo Turra, quanto Wesley Carvalho. Ambos os treinadores apostaram na utilização do jogador ao lado de outro meia, seja Terans, Zapelli ou Christian, pela versatilidade de Bueno, que foi utilizado muitas vezes mais ao lado direito do ataque.
O Cerezo Osaka finalizou a temporada japonesa na nona colocação do campeonato nacional e tem dois brasileiros em seu elenco – os atacantes Léo Ceará e Capixaba. Vitor Bueno disputaria posição com o histórico Shinji Kagawa, meia com passagens por Borussia Dortmund e Manchester United, além de anos na seleção japonesa.
Bueno assumiu papel de protagonismo em 2023 no Athletico
Com 11 gols marcados e nove assistências, jogador se firmou como titular no meio campo e teve destaque na contribuição na criação de chances do Furacão.
Bueno ficou a um passe para gol de atingir duplo-duplo na temporada. O último jogador a conseguir feito pelo Atheltico foi Nikão, em 2021, com 11 gols e 12 assistências. Terans, em 2022, ficou há uma assistência de atingir marca – teve 17 gols e nove passes para gol.
Empatado com Pablo, Bueno é o segundo jogador com mais participações em gol no ano do Athletico.
E responsabilidade aparece na contribuição de Vitor Bueno na criação de chutes do Athletico em Brasileirão e Copa Libertadores. Das 624 finalizações do Furacão, Bueno esteve envolvido diretamente em 154 (24%), seja em passes para chutes (87) ou como finalizador (67).
É o jogador que mais teve ações diretas de criação de gols, com 14, no elenco do Furacão, além de ser segundo no Brasileirão no quesito de passes decisivos, com média de 2.6 por jogo.
Vitor Bueno, junto de todo o elenco do Athletico, se reapresenta neste sábado (6) para o início da pré-temporada. O Furacão estreia profissionalmente em 2024 contra o Andraus, em 17 de janeiro, pela primeira rodada do Campeonato Paranaense. Partida ocorre às 19h, na Vila Capanema.