Observatório Internacional projeta valor da venda de Vitor Roque

Compartilhe

Atacante do Athletico é o 15° jogador sub-23 mais valioso do mundo, fora das cinco principais ligas europeias

Vitor Roque, do Athletico, é o 15° jogador sub-23 mais valioso fora das cinco principais ligas europeias, segundo o Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES Football Observatory). Com passe avaliado em 23 milhões de euros, é o segundo brasileiro melhor ranqueado, atrás de Yuri Alberto, do Corinthians (35 milhões de euros).

Medição é baseada na métrica de Valor utilizada pelo Observatório, que funciona com base no modelo de Regressão Múltipla Linear (RML), e leva em conta fatores como a duração restante do contrato, disputas legais dos clubes, histórico de vendas e – claro – desempenho dentro de campo, além de muitos outros. Índice tenta prever com exatidão o valor de uma venda futura de cada jogador.

Mesmo assim, valores maiores são especulados para uma possível venda de Vitor Roque na abertura da janela internacional, em junho. Barcelona, Real Madrid, Chelsea, Arsenal, Newcastle e outros clubes lutam pela contratação do atacante de 18 anos e os jornais espanhóis citam valor aproximado de 40 milhões de euros para a transferência.

Segundo o Mundo Deportivo, o pai de Vitor Roque, Juvenal Ferreira, pediu em reunião com o Barcelona no início deste mês de abril para que clube catalão enviasse representantes ao Brasil para negociação direta com o Athletico. A comissão de Vitor Roque, também composta por Ehler Pessoa, agente e braço direito de André Cury – ex-funcionário do Barcelona e principal empresário do jogador – passou por Londres e Paris na mesma semana.

Mesmo que valor estimado seja baixo, quase metade do que é especulado, seria maior venda da história do Athletico. Passaria o valor de 20 milhões de euros das vendas de Renan Lodi, em 2019, e Bruno Guimarães, em 2020. Vitor Roque é a maior compra da história do Furacão e clube teria lucro de mais de 100 milhões de reais, caso transferência não ultrapasse o valor projetado pelo CIES Football Observatory.

Veja também