Nota oficial divulgada pelo clube atesta que presidente ficará fora de suas funções por período "temporário" e "indeterminado"
O presidente do Athletico, Mário Celso Petraglia, comunicou afastamento de suas funções na gestão do clube, por decisão médica. Nota divulgada na noite desta quinta-feira (01) atesta que comando será disposto à comissão composta por três conselheiros e pelo braço direito do presidente, Márcio Lara. Petraglia ficará fora por período “temporário”, mas “indeterminado”. Confira nota na íntegra:
O Club Athletico Paranaense informa que na data de hoje, 1º de junho de 2023, o Presidente Mario Celso Petraglia encaminhou carta aos Conselhos Deliberativo e Administrativo, comunicando afastamento temporário, por prazo indeterminado de suas funções na Instituição, para tratamento de saúde e por recomendação médica. Durante o afastamento, o Sr. Aguinaldo Coelho de Farias assume tais funções. Em primeiro ato decisório do Conselho Administrativo, para este período de licença, o Club será administrado por um Comitê Gestor instituído e composto pelos Srs. Aguinaldo Coelho de Farias (Diretor Superintendente); Fernando Avelino Volpato (Diretor de Patrimônio); Marcio Lara (Diretor Financeiro) e Rodrigo Gama Monteiro (Diretor Jurídico).
Petraglia se recupera de cirurgia reparadora relacionada a operação realizada em 2019, como divulgou o Athletico em posicionamento oficial, em abril: “neste momento, o presidente necessita de repouso para resolver definitivamente algumas consequências da cirurgia anterior”.
Com 79 anos, presidente do Athletico passou por quatro cirurgias em intestino e abdômen, e – desde então – passa por acompanhamento médio em hospital em São Paulo. Informações divulgadas à imprensa são de que seu estado é estável.
Na última eleição de conselheiros, em 28/04, havia sido descartada mudança no comando do clube por “recuperação rápida de Petraglia”. Na ocasião, Aguinaldo Coelho de Farias assumiu posição imediata à do presidente, como primeiro vice-presidente do conselho administrativo. Parte da nova comissão, De Farias será o principal nome, e diretor superintendente.
Conheça os integrantes do comitê gestor
Aguinaldo Coelho de Farias tem envolvimento na vida política do Athletico desde 2008. Cirurgião dentista, foi presidente do conselho regional de odontologia do Paraná e chegou a substituir Mário Celso Petraglia no comando do conselho deliberativo do Athletico em 2017, em razão de outro afastamento. Eleito conselheiro em 2008 e reeleito em 2011, assumiu cargo no conselho deliberativo em 2015.
De Farias acumulava cargos de primeiro vice presidente no conselho administrativo e de presidente do conselho deliberativo e, agora, assume as funções de Petraglia – já teve nome protocolado na CBF.
Márcio Lara assumiu função de diretor financeiro na comissão gestora do Athletico. Cartola já passou pela presidência do clube em 2019, e também tem vida política na gestão atleticana desde 2008, quando eleito conselheiro no mesmo processo que elegeu Aguinaldo Coelho de Farias. Lara também passou pela direção de patrimônio e é considerado braço direito do presidente Petraglia.
Rodrigo Gama Monteiro, diretor jurídico, é outro dos conselheiros eleitos em 2008. Depois de passagem na direção do Santos, em que foi homem forte na gestão de José Carlos Peres, Monteiro voltou ao Athletico em abril de 2019. Passou pelas funções de diretor do núcleo de negócios e parcerias do futebol e diretor de direitos humanos, antes de assumir atual função, em 2020.
Fernando Avelino Volpato, diretor de patrimônio, começou vida política no Furacão em 2015, como diretor de operações. Foi ao Santos em 2019, indicado por Rodrgio Gama Monteiro em sua saída do clube paulista, e voltou ao Athletico em 2020, com o mesmo cargo que tinha. Volpato foi responsável pela implantação do sistema de biometria na Arena da Baixada.