Em noite de homenagens, Athletico vence o Ceará e sobe para a nona colocação. A partida marcou o confronto direto na briga pela posição de cima.
Pela 31º rodada do Brasileirão, o Athletico recebeu o Ceará, na Arena da Baixada, e venceu pelo placar de 2×1, com gols de Kayser e Pedro Henrique. Rick descontou para o Vozão. A partida aconteceu na noite desta quarta-feira (10), com início às 18h30, e foi marcada por homenagens dos jogadores e torcedores ao ídolo Barcímio Sicupira, que faleceu no último domingo, além da volta de 100% do público ao Estádio. Os jogadores entraram vestindo uma camiseta preta com o número 8 estampado em vermelho, homenageando o número dado pelo maior artilheiro da história do Athletico. Um minuto de silêncio foi respeitado antes do início do jogo. Mais de 10 mil torcedores assistiram a segunda vitória seguida do Furacão no Brasileirão.
Primeiro tempo
Sonolento, mas com superioridade do Athletico, o primeiro tempo teve pouca emoção. Tudo se encaminhava para uma grande apresentação do Furacão, já que Alberto Valentin tinha a disposição a equipe completa. Renato Kayser, Davi Terans e Nico Hernández, que não jogaram no último domingo após suspensão, estavam em campo. E foi dos pés de Kayser que a primeira grande chance de gol saiu.
Na triangulação iniciada atrás, Marcinho deixou Kayser de frente com João Ricardo arqueiro cearence, logo no primeiro minuto. O chute cruzado veio fraco, e JR fez uma defesa tranquila.
O próximo ataque perigoso veio só aos 30 com uma paulada de Terans após o rebote, João Ricardo se estica para defender.
Os visitantes chegaram ao gol com perigo uma única vez aos 38’, a lei do ex quase funcionou com um chute cruzado de Vina, mas Santos levou a melhor.
Parecia um replay do primeiro ataque atleticano, sem muita emoção, o tempo inicial se encaminhava para um empate apático, mas após um contra-ataque com muito êxito, Marcinho novamente, deixou Renato Kayser cara a cara com JR, o atacante atleticano dessa vez não perdoou e estufou a rede do goleiro cearence aos 44 minutos. “Calma, o pai tá ON” ele disse. 1×0 para o Athletico no primeiro tempo.
Segundo tempo
Após 16 minutos no vestiário, o Ceará demonstrou que tinha sido boa a conversa no vestiário pois logo ao 6 minutos do tempo final Rick empatou a partida, a jogada iniciou com um chute de Mendoza pelo lado esquerdo, Santos espalmou nos pés de Rick que empurrou para a rede: 1×1.
Como no primeiro tempo, pouca emoção e muita cera. Santos e João Ricardo tomaram cartão amarelo por tentar retardar a partida. A primeira grande chance atleticana no tempo complementar foi aos 21 minutos. Na cobrança de escanteio, Nikão colocou a bola na cabeça de Pedro Henrique, que subiu sozinho para marcar o gol da vitória. A bola ainda desviou no zagueiro Gabriel Dias. A equipe cearense reclamou de um empurrão de Pedro, mas arbitragem interpretou como lance normal. Érik, Canesin e Nico foram foram substituídos após sentirem dores.
“Quero agradecer a Deus, minha família e a todos que acreditam em mim. Essa vitória é muito importante e nos dá mais tranquilidade para trabalhar. Feliz pela vitória.” Disse Pedro Henrique a repórter Aline Nastari na entrevista pós-jogo. Foi o primeiro gol do zagueiro no Brasileirão.
A vitória na noite desta quarta, deixa o Athletico na 9º colocação com 41 pontos somados, um ponto apenas atrás do Fluminense, na oitava colocação. A próxima partida, é contra o Internacional pela 32º rodada no Beira-Rio em Porto Alegre.
Ficha técnica:
31º Rodada
Athletico x Ceará
Local: Arena da Baixada, em Curitiba
Data: 10/11/2021
Horário: 18h30
Athletico: Santos; Nico, Thiago Heleno e Pedro Henrique; Marcinho, Erik (Canesin), Christian e Abner Vinícius (Pedrinho); Nikão, Terans )Pedro Rocha) e Renato Kayser. Técnico: Alberto Valentin
Ceará: João Ricardo; Gabriel Dias, Klaus e Gabriel Lacerda; Bruno Pacheco (Yony González), Fabinho (Oliveira), Marlon (Cleber), Fernando Sobral, Mendoza (Lima), Vina, Rick (Erik)
Cartões Amarelo: Santos, Christian, Abner Vinícius e Renato Kayser (Athletico), João Ricardo (Ceará)
Cartão Vermelho: Vina e Fernando Sobral (Ceará)
Público total: 10.792
Público pagante: 9.943
Renda Bruta: 161.685.00