Treinador diz que Christian "só não joga como goleiro ou zagueiro" e que pode utilizá-lo como um "terceiro meia"; confira possibilidades
O meia Christian está próximo de voltar a ser relacionado pelo Athletico e o técnico Wesley Carvalho ganha boa dor de cabeça para montar meio campo: “Christian só não joga de goleiro e zagueiro, pela qualidade que ele tem.”
Jogador está em fase final de recuperação de lesão no músculo posterior da coxa direita, sofrida em 23 de julho, e pode completar 100 dias sem entrar em campo se não fizer retorno contra o São Paulo, neste domingo (29), na Ligga Arena. Christian atingiria marca expressiva na próxima terça-feira (31).
Segundo o Wesley Carvalho, jogador treina normalmente com o elenco desde a ´última segunda-feira (23). Mesmo que possar retornar à lista de relacionados, Christian não deve ganhar vaga como titular de maneira rápida: “Está há muito tempo parado, não vai voltar a jogar de uma hora para outra, vai estar muito sem ritmo de jogo, mas vai me dar um leque maior de opções no banco de reservas.”
Mas, mesmo que quando 100% recuperado, é possível projetar dificuldade de Christian na disputa por uma vaga entre os titulares do Athletico, neste momento. Como meias avançados, uma das possibilidades de posição para Christian, Bruno Zapelli e Vitor Bueno entraram em sintonia e tem feito boas partidas – são três participações em gol da dupla nas últimas três partidas.
Christian também foi utilizado como ala esquerdo em 2023. Na verdade, jogador iniciou mais partidas na ala do que atuando como um meia, sua posição de origem, e fato pode ser visto no mapa de calor do jogador, que mostra as áreas do campo em que mais esteve presente, confira:
O técnico Wesley Carvalho explica polivalência e mudança de posição: “Christian só não joga de goleiro e zagueiro, pela qualidade que ele tem. É um jogador de alto padrão, consegue jogar tanto como extremo, quanto como médio, ou de meia, tem muita qualidade, toca muito na bola, tem muita mobilidade, oferece muita linha de passe – onde colocar, ele vai dar retorno.”
Treinador, mesmo assim, projeta retorno de Christian em função que se assemelha às de Bruno Zapelli e Vitor Bueno, um “terceiro meia”. Carvalho ainda menciona: “era a função que ele vinha fazendo quando tínhamos a bola.”
Técnico explica que, mesmo como ala pela esquerda na marcação, Christian fazia um movimento de infiltração no meio campo quando o Athletico tinha a bola. Nesses casos, Canobbio, mais avançado em momento de defesa do Athletico, se tornava ala esquerdo quando time atacava, fazia quase que uma inversão com Christian.
Mesmo ainda sem definição de briga por posição, Christian tem moral com Wesley Carvalho. Treinador considera que a presença do jogador, independentemente da posição em que estará em campo, “potencializa” o que os outros jogadores tem de qualidade:
“Qual foi a melhor fase do Bueno? Quanto esteve jogando com Christian. Ele vai me dar essa sustentabilidade. Num jogo como contra o América, por exemplo, eu poderia tirar o Zapelli e iria continuar com a bola, controlar o jogo com a bola.”
Carvalho se refere a momento da derrota do Athletico contra o São Paulo por 2 a 1, em 21 de junho, até a lesão de Christian na vitória atleticana contra o Vasco, por 2 a 0, em 23 de julho. Nesse período, Bueno teve três gols e uma assistência, 40% de suas participações em gol na temporada – sem contar as do Campeonato Paranense – com atuações de grande nível Corinthians, Alianza Lima, Palmeiras, Flamengo e o próprio Vasco.
O Athletico volta a campo neste domingo (29), às 16h, contra o São Paulo na Arena da Baixada. O elenco rubro-negro inicia preparação para esta partida nesta sexta-feira, no CT do Caju, e Christian terá situação avaliada tanto nesta atividade, quanto no treino apronto de sábado. A tendência é de que jogador esteja no banco de reservas.