Em parceria com a plataforma SofaScore, Portal Trétis levanta números ofensivos dos pontas rubro-negros
Desde que assumiu o Athletico, Tiago Nunes tem trabalhado com dois pontas em seu sistema tático, naturalmente um pela esquerda e um pela direita. Rony, Nikão, Marcelo e Vitinho tem sido utilizados na posição e nas últimas partidas, o técnico também testou um sistema com Nikão atuando pela faixa central do campo, além de colocar o camisa 11 no banco de reservas.
Apesar desses testes e da insistência com Marcelo que iniciou como titular nas últimas cinco partidas, o Furacão não melhorou seu sistema ofensivo, os atletas não estão com rendimento individual satisfatório e a equipe continua apresentando problemas de criação de jogadas e de finalizações. Marco Ruben, o artilheiro do time na temporada, não balança as redes a mais de 800 minutos (10 jogos) e o próprio Tiago Nunes reconheceu em coletiva nesta quarta (21) que a bola não tem chegado no atacante.
Em parceria inédita, o Portal Trétis passa a utilizar os dados da plataforma de estatísticas SofaScore para trazer mais informação aos nossos leitores. Nesta matéria, vamos trazer todos os dados relevantes de Nikão, Rony, Marcelo e Vitinho para que você, leitor, tenha mais conhecimento sobre como os jogadores estão em números. Vale lembrar que a plataforma ainda não computou os dados individuais das partidas contra Atlético Mineiro e São Paulo, pela falta de transmissão televisiva.
MINUTOS JOGADOS
Rony – 853
Nikão – 739
Marcelo – 702
Vitinho – 256
Rony é titular absoluto desta equipe e leva vantagem na minutagem. Mas ele não tende a ser o principal objeto de debate. Entre Nikão e Marcelo há mais equilíbrio, já que os atletas tem atuado juntos. Nos últimos 10 jogos, eles atuaram em algum momento da partida juntos em sete oportunidades. Já Vitinho vem correndo por fora e ganhou seu maior número de minutos neste jogo contra o São Paulo – foram 27 minutos em campo + acréscimos.
GOLS
Marcelo – 4
Rony – 3
Nikão – 1
Vitinho – 1
Marcelo lidera a artilharia da equipe no Brasileirão, com quatro gols. Rony vem logo atrás com três. Nikão e Vitinho aparecem com um cada. Porém quanto cada um já finalizou nesse Brasileirão?
FINALIZAÇÕES
Nikão – 20
Rony – 20
Marcelo – 13
Vitinho – 7
Nikão não está com o pé calibrado neste campeonato. Apesar de ser o que mais finalizou, apenas uma bola balançou as redes. E ele também foi o que mais acertou a meta, com 10 chutes certos. Rony, com 20 finalizações e três gols, acertou sete chutes na direção correta. Marcelo teve 13 finalizações, sendo que nove finalizações corretas e acertou quatro na rede. Vitinho chutou sete, acertou três e marcou um gol.
ASSISTÊNCIAS
Rony – 2
Nikão – 1
Marcelo – 1
Vitinho – 2
Dos 22 gols feitos pelo Furacão no campeonato, apenas seis (27.2% do total) saíram dos pontas atleticanos. Rony e Vitinho deram duas assistências cada, enquanto Marcelo e Nikão deram um passe para gol.
IMPEDIMENTOS
Marcelo – 4
Rony – 2
Nikão – 0
Vitinho – 0
Marcelo é quem tem visto mais a bandeirinha subir quando vai receber uma jogada. São quatro impedimentos contra dois de Rony. Nikão não tem a característica de receber a bola em profundidade, então ainda não entrou em impedimento. Vitinho também não tem números registrados no Brasileirão.
DRIBLES BEM SUCEDIDOS
Rony – 16
Nikão – 13
Marcelo – 4
Vitinho – 4
Quem vai mais pra cima dos marcadores não é surpresa. Rony lidera o quesito dentro de todo o elenco com 16 dribles bem sucedidos em cima dos laterais e zagueiros. Nikão segue logo atrás com 13. Já Marcelo não está com essa característica afiada em 2019 e só registrou quatro dribles certos. Vitinho, com menos tempo de jogo, registrou os mesmos quatro do atual titular.
DESARMES
Rony – 13
Nikão – 9
Marcelo – 6
Vitinho – 5
No futebol atual, participar da recomposição defensiva e marcar os laterais também é função dos pontas. Rony é o segundo que mais desarma no elenco, perdendo apenas para Léo Pereira (16). Nikão já efetuou nove desarmes, enquanto Marcelo desarmou seis vezes e Vitinho, cinco.
PASSES CERTOS NO TERÇO FINAL
Nikão – 100
Rony – 67
Marcelo – 42
Vitinho – 22
Na última faixa do campo, mais precisamente nos últimos 35 metros de gramado, quem mais passou corretamente a bola foi Nikão com 100 passes precisos. Rony vem com 67 passes trocados corretamente perto da área, enquanto Marcelo tem 42 passes certos e Vitinho registrou 22.
ACERTO DE PASSES
Nikão – 85%
Marcelo – 83%
Rony – 81%
Vitinho – 79%
Quem mais passou corretamente, também é quem mais acertou. Nikão tem 85% de acerto em seus passes, enquanto Marcelo tem 83%. Rony e Vitinho precisam melhorar um pouco o passe final, já que a média geral do time está acima da porcentagem deles.
PASSES ERRADOS
Nikão – 42
Rony – 31
Marcelo – 21
Vitinho – 19
Seria natural que Nikão também liderasse esta estatística, até pelo número de tentativas. A ordem de passes errados é proporcional a ordem de passes certos no último terço.
AVALIAÇÃO SOFASCORE
Nikão – 7.20
Vitinho – 7.20
Rony – 7.00
Marcelo – 6.93
Na avaliação da plataforma SofaScore, Nikão e Rony estão à frente de Marcelo em aspectos gerais, mas a diferença é pouca. Enquanto os dois estão tentando criar mais com passes, Marcelo tem estado melhor na finalização – e iniciou a partida contra o São Paulo na referência do ataque atleticano. Mas Nikão passou a errar mais passes como meia central, mostrando-se melhor adaptado à função de ponta.
Vitinho foi muito citado pela torcida e é o atleta que mais concorre nesta posição atualmente, junto com Braian Romero que não foi escolhido para participar da reportagem, e com Pedrinho, que atuou 10 minutos contra o Botafogo e foi bem. Os números do jovem são bons e ele passou a ganhar mais minutos com Tiago Nunes nos últimos meses.
POWERED BY SOFASCORE™