Conheça o próximo adversário do Athletico na fase de grupos da Libertadores
O Libertad do Paraguai será o rival do Athletico na Copa Libertadores da América, na próxima terça feira (26), no Estádio Defensores del Chaco, na capital paraguaia, Assunção. Confira no Portal Trétis os principais jogadores, pontos fortes e fraquezas do atual líder da Apertura da primeira divisão do Paraguai.
O Libertad é um dos gigantes do futebol paraguaio ao lado de Olímpia e Cerro Porteño, fundando em 1905 por um grupo de estudantes que buscava pela liberdade no Parguai, daí o nome Libertad. O alvi-negro é o terceiro maior campeão nacional com 21 títulos nacionais, o mais recente em 2021 quando venceu a Apertura, uma espécie de 1º turno do campeonato paraguaio. Apesar do sucesso meteórico em território nacional, o Libertad nunca venceu a Libertadores ou a Sul-Americana. Os paraguaios foram semifinalistas da Libertadores em 1977 e em 2006, superados pelos campeões Boca Juniors e Internacional, e também três vezes semifinalistas da Sul-Americana, sendo derrotados por Lanús, Independiente e Red Bull Bragantino na última edição, vencida pelo Athletico.
Entre os destaques do Libertad estão o goleiro veterano Martín Silva, que tem boa passagem pelo futebol brasileiro e hoje defende a meta do time paraguaio. Além dele, a lenda e maior artilheiro da história da seleção paraguaia, Roque Santa Cruz é o grande astro do Libertad. Porém, é para o jovem atacante Junior Enciso que devem ser voltadas as atenções da defesa athleticana. Aos 18 anos, Enciso é o artilheiro do Libertad na temporada e da Apertura paraguaia, sendo o atacante nascido em 2004, a maior joia do futebol paraguaio atualmente.
O Libertad é detentor do melhor ataque e da segunda melhor defesa do Campeonato Paraguaio, sem dúvidas é a equipe mais forte a ser batida pelo Athletico em seu grupo. Recentemente no Campeonato Paraguaio, foi derrotado pelo placar de 4 a 0 pelo rival Cerro Porteño, perdendo a invencibilidade e inevitavelmente, um pouco da confiança. Porém, o jogo contra o Athletico será decisivo, pois desempatará as equipes no grupo, atualmente ambos os times somam quatro pontos, e o Libertad vai tentar fazer valer a força que tem jogando em casa para tentar sair na vantagem pelo primeiro lugar do grupo.
Portanto o torcedor athleticano pode esperar duas partidas duríssimas, principalmente no Defensores del Chaco. Os confrontos prometem ser muito movimentados, com os paraguaios e o Furacão se atacando constantemente. Jogos do Libertad raramente terminam com menos de dois gols no placar, tornando-se extremamente importante para o Athletico manter a concentração durante toda a partida, para não deixar pontos importantes pelo caminho.