Raio-X Sul-Americana: Sociedad Deportiva Aucas

Compartilhe

Time sofre surto de Covid-19 e será o primeiro adversário do Athletico na competição

A estreia do Athletico na Copa Sul-Americana 2021 já está marcada para acontecer na próxima terça-feira (20) e, por isso, o Portal Trétis preparou uma série de matérias especiais sobre os adversários do Furacão na primeira fase. Para começar, o primeiro confronto e o primeiro Raio-X falaremos sobre o Aucas.

O Sociedad Deportiva Aucas é um clube equatoriano fundado em 1945, situado em Quito, há 2850 metros de altitude. Em seus 76 anos de história, é a quarta vez que participa da Copa Sul-Americana, mas é a primeira vez que avança da fase inicial e fará sua estreia na fase de grupos contra o rubro-negro na terça, em casa, às 21h30.

O clube usa as cores vermelho e amarelo porque originou-se na companhia de petróleo Shell. Fez muito sucesso logo após sua fundação, ganhando muitos campeonatos amadores. Foi pentacampeão do Amateurs de Pichincha nos anos de 1945, 1946, 1947, 1948 e 1949, nessa campanha conseguiu ficar invicto por 3 anos, 2 meses e 12 dias. Em 1957, foi um dos clubes fundadores do Campeonato Nacional do Equador, mas seus títulos são da segunda (1974, 1991 e 2014) e terceira divisão (1986 e 2012).

Mandando seus jogos no estádio Gonzalo Pozo Ripalda, mais conhecido como La Caldera del Sur, com espaço para 22 mil pessoas, o Aucas ganhou o apelido de “Papá Aucas” porque doava o dinheiro dos ingressos de partidas amistosas para diferentes causas beneficentes. ​

O maior rival do Aucas é a LDU, com quem disputa o Superclássico de Quito. Para chegar até aqui na competição continental, enfrentou o Guayaquil City. No jogo de ida, perderam por 2 a 1, mas na volta, jogando em casa, com a missão de reverter o placar, os equatorianos fizeram três gols entre os 20 e 26 minutos, vencendo o confronto de volta por 3 a 0.

No campeonato equatoriano, o Aucas se encontra no meio da tabela com duas vitórias e dois empates em sete jogos. Na última partida, realizada na segunda-feira (12), contra o Barcelona-EQU, o time foi a campo com apenas sete jogadores, acabou tendo o goleiro lesionado e a partida suspensa. O clube havia anunciado no sábado que sofria um surto de Covid-19, mas não revelou quantos jogadores estariam positivados. Segundo a imprensa equatoriana, aproxima-se que sejam 20. Novos testes serão realizados, mas a tendência é que o Aucas ainda esteja bastante desfalcado contra o Athletico.

Comandados por Héctor Bidoglio, o time-base do Aucas tem: Damián Frascarelli; Ángel Viotti, Ángelo Pizzorno, Franklin Carabali e Carlos Cuero; Steven Tapiero, Jhonny Quiñónez e Luis Cano; Victor Figueroa, Ignacio Herrera e Francisco Fydriszewski.

Alguns nomes no elenco não são completos desconhecidos. O goleiro uruguaio Damián Frascarelli já jogou no Peñarol-URU e Barcelona-EQU; o meia chileno Ferrera no Palestino e Cobreloa; e o atacante argentino Victor Figueiredo passou pelo Newells e Colón. Mas o destaque do time se encontra no ataque.

Destaque: A principal estrela do estreante é o atacante Francisco Fydriszewski, que teve uma breve passagem no Newell’s Old Boys da Argentina, e está no clube equatoriano desde janeiro de 2021. Em pouco tempo, o atacante argentino já é líder em participações em gols por jogo, tendo 3 gols em apenas 2 jogos; possuindo uma nota média de 8.15 no Sofascore nessa temporada.

Foto: Divulgação/Conmebol

Para quem quiser conhecer mais sobre o clube, só acessar o site oficial ou os perfis no Twitter, Instagram e Facebook.

Veja também