Árbitro acumula polêmicas e já teve discussão acalorada com dirigentes do time gaúcho
O confronto desta quinta-feira (4) contra o Internacional, na Arena da Baixada, já tem arbitragem definida. Ricardo Marques Ribeiro será o responsável pelo apito principal do duelo, que está marcado para acontecer às 21h.
Marques Ribeiro é conhecido por ser um dos árbitros mais polêmicos do futebol brasileiro. Já esteve envolvido e foi criticado por diversas decisões controversas e suas muitas interferências nas partidas, que acarretam em pouco tempo de bola rolando nos jogos. “Insuportável”, “pior árbitro do Brasil” e “espalhafatoso” são alguns dos “elogios” já recebidos pelo juiz por torcedores.
No confronto entre Bahia e Corinthians, no começo do ano, a partida chegou à marca de 20 minutos de bola rolando aos 15 minutos do segundo tempo. Na ocasião, o comentarista da SporTV, que fazia a transmissão, Maurício Noriega, chegou a criticar o estilo de arbitragem. “Ricardo Marques Ribeiro, você é uma mala, cara! Você estraga o jogo. No lance que foi reclamado pênalti para o Corinthians, que não aconteceu, o Ricardo Marques Ribeiro se omite vergonhosamente, ele não marca nada. Ele fala assim ‘espera aí que eu vou levar pro VAR’. Então, sai, cara, deixa o VAR apitar o jogo. Esse lance para mim é o retrato do Ricardo Marque Ribeiro como árbitro”, reclamou.
No ano passado, na partida entre Atlético-GO x Grêmio, na oitava rodada do Brasileirão, o árbitro quase anulou um gol legal do time gaúcho, erro que foi corrigido pelo VAR. Antes disso, em 2018, no jogo entre Internacional 2×2 Santos, Marques Ribeiro demorou seis minutos para anular o segundo gol do colorado, por impedimento, depois de muita conversa com os auxiliares e assistentes.
O jogo acabou empatado, mas o ocorrido deixou muitos dirigentes do Inter irritados, gerando uma confusão no túnel de acesso aos vestiários do Beira-Rio. Um vídeo postado na internet mostra a força da discussão, que teve que ser apartada por seguranças, e Ricardo Marques Ribeiro sendo contido por colegas. O árbitro não apitou mais uma partida do time gaúcho desde então.
Após se envolver em tantas polêmicas, Marques Ribeiro deixou o quadro de árbitros da FIFA. A CBF decidiu por excluir o juiz depois de uma reclamação formal enviada pelo Corinthians.
Na Arena da Baixada, Ricardo Marques Ribeiro terá como auxiliares Guilherme Dias Camilo (MG-FIFA) e Celso Luiz da Silva (MG). Lucas Paulo Torezin (PR) foi escalado como quarto árbitro e o VAR ficará sob o comando de Emerson de Almeira Ferreira (MG).