RPC exibirá jogos do Furacão pelo Paranaense

Compartilhe

Atlético acertou diretos de imagem entre os clubes e os jogos do Paranaense serão transmitidos

Lucas Mörking Ramos

 

Após dois anos sem fechar os direitos de transmissão do Campeonato Paranaense com a Globo, os jogos do Atlético Paranaense pelo campeonato estadual de 2019 voltarão a ser transmitidos pela RPC. A decisão foi acertada em reunião com oito representantes de clubes que disputarão o campeonato. O encontro aconteceu no Couto Pereira, nesta sexta-feira (30), e foram discutidos temas como transmissão e geração de renda, em prol de fortalecer o futebol do estado. Os times aceitaram receber uma cota igualitária de R$ 450 mil pelas transmissões.

 

Apesar do acerto, o Presidente do Conselho Deliberativo do clube, Mario Celso Petraglia, anunciou que o próximo ano deve ser o último a ser transmitido pela TV aberta. Em entrevista à rádio Transamérica, Petraglia revelou que a TV Globo tem interesse em estender o Campeonato Brasileiro, visando maior lucratividade com pay-per-view e publicidade. “Quero adiantar para vocês. A partir de 2020 a Globo não financiará, não comprará, nenhum campeonato estadual. O último é o próximo (2019)”, disse.

 

A relação entre o rubro-negro paranaense e o campeonato estadual já rendeu polêmicas, faz alguns anos que o Atlético deixou de priorizar a competição, utilizando o time sub-23 e, recentemente, o clube buscou alternativas para a transmissão dos jogos, como o YouTube, ao não negociar os direitos de exibição com a Rede Globo.

 

Pontos de vista

 

Existem pontos positivos e negativos a serem avaliados sobre o assunto. A reunião dos clubes em busca de melhorar o campeonato estadual e a volta do Atlético Paranaense às transmissões são fatores positivos, mas a possível chance de mudanças pode desvalorizar o futebol do estado.

 

É verdade que os campeonatos estaduais precisam de uma nova dinâmica, atrair mais público, gerar mais renda e interesse pela competição nos clubes e torcedores. O que não pode acontecer é a extinção ou demérito de competições tão tradicionais.

Veja também