Estreia do Athletico será contra o Goiás, na Arena da Baixada
A CBF divulgou a tabela do Campeonato Brasileiro de 2023 na última terça-feira (14), ainda com as datas e horários sem definição exata. Com os 20 clubes agora conhecendo e analisando as partidas, está claro que o Brasileirão deste ano será um dos mais difíceis dos últimos tempos.
Com apenas dois campeões brasileiros fora da Série A em 2023, Sport e Guarani, todo o chamado “Clube dos 12” estará na elite do futebol brasileiro. Além dos tradicionais e midiáticos clubes do eixo, equipes com menos expressão nacional também se reforçaram e montaram elencos bastante competitivos para o Brasileirão, como América, Fortaleza e o próprio Coritiba.
A movimentação de clubes entre Séries A e B favoreceu a subida de qualidade das equipes. Em 2022, caíram Juventude, Avaí, Sport e Ceará, realmente os quatro times mais problemáticos da Série A na temporada passada. Somado a isso, subiram Cruzeiro, Grêmio, Bahia e Vasco, três novas SAFs com poder financeiro e mais um gigante do futebol brasileiro que trouxe Luis Suárez como seu camisa 9, quatro adições pesadas para o Brasileirão.
O crescente número de SAFs consolidadas entre os grandes clubes é outro fator que faz a qualidade das equipes subir. Vasco, Botafogo, Cruzeiro e Bahia, novo clube do grupo City, que antes passavam por graves situações financeiras e tinham dificuldades de montar bons times agora têm o apoio de investidores fortes, tornando essas equipes que antes seriam adversários, em teoria mais fracos, candidatos a oponentes complicados para seus adversários.
Além dos “novos concorrentes”, é preciso se lembrar de quem se mantém forte. Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e Corinthians seguem com grandes investimentos e certamente seguirão disputando as primeiras posições da tabela. Além deles, Fluminense, Internacional e Fortaleza mantiveram seus treinadores que fizeram ótimos trabalhos no ano passado e prometem seguir na briga de cima.
Com tantos times fortes, é de se esperar ainda mais equilíbrio entre as partes de cima e de baixo da tabela, em um campeonato que não perdoará deslizes ou sequências de resultados ruins. Por isso, é fundamental o Athletico não “se esquecer” do Brasileirão como tem feito em alguns anos que chegou em fases avançadas de competições mata-mata para continuar marcando presença entre os melhores do país e confirmando sua vaga na Libertadores novamente em 2024.
Além de foco redobrado, é importante para o Athletico poder contar com todo seu elenco, tendo boas peças para todas as posições do campo. Um elenco forte é fundamental para conseguir manter uma boa sequência em um campeonato de pontos corrido, no ano passado, o Furacão venceu alguns jogos complicados com seu time reserva, como contra o Red Bull Bragantino, na Arena da Baixada, e contra o Palmeiras no Allianz Parque, uma das duas derrotas da equipe no Brasileirão em 2022.
Portanto, se o Athletico de Paulo Turra fazer valer o fator casa e a qualidade do elenco aparecer dentro de campo, é provável que o Furacão seguirá entre os melhores do país em 2023. Afinal, o Athletico certamente também é preocupação para os outros 19 clubes da Série A, isso graças ao histórico competente e regular do clube nos pontos corridos recentemente, estando sempre na parte de cima da classificação.
CONFIRA A SEQUÊNCIA DO ATHLETICO NO 1º TURNO DO BRASILEIRÃO:
- Athletico X Goiás
- Fluminense X Athletico
- Atlético-MG X Athletico
- Athletico X Flamengo
- Internacional X Athletico
- Athletico X Coritiba
- Red Bull Bragantino X Athletico
- Athletico X Grêmio
- Athletico X Botafogo
- América X Athletico
- São Paulo X Athletico
- Athletico X Corinthians
- Athletico X Palmeiras
- Fortaleza X Athletico
- Athletico X Bahia
- Vasco X Athletico
- Athletico X Cruzeiro
- Santos X Athletico
- Athletico X Cuiabá
Lembrando que o 2º turno segue a mesma tabela, mas com os mandos de campo trocados. Todas as partidas ainda estão sujeitas a alterações de datas futuras com o decorrer da temporada.