Meia uruguaio é o segundo estrangeiro com mais gols na história do Athletico, há nove de ultrapassar o colombiano Ferreira
Terans completou dois anos com a camisa do Athletico nesta segunda-feira (22). Meia assinou contrato com o Furacão em março de 2021 e foi campeão da Copa Sulamericana no mesmo ano, seu primeiro título na carreira profissional. Na ocasião, Furacão pagou R$7 milhões na contratação e uruguaio, hoje, é avaliado em mais de R$232 milhões – valor da multa rescisória.
Em seus 121 jogos com a camisa do Athletico, Terans soma 31 gols e 26 assistências – tem 0,6 participações em gol por jogo, ou seja, participa de gols, praticamente, jogo sim, jogo não. Em 2023 já tem oito assistências, há uma de empatar seu recorde de nove em uma temporada, que conseguiu em 2021 e 2022.
Uruguaio ocupa segunda posição entre os estrangeiros com mais gols na história do Athletico
Terans está nove gols atrás do colombiano David Ferreira, que teve passagem de 2005 a 2009 e já tem quatro de vantagem ao equatoriano Guerrón, confira os cinco melhores no ranking:
- David Ferreira: 38 gols em 178 jogos
- David Terans: 31 gols em 121 jogos
- Guerrón: 27 gols em 82 jogos
- Marco Rúben: 13 gols em 42 jogos
- Nieto: 13 gols em 48 jogos
- Lucho González: 10 gols em 160 jogos
Em mais uma artilharia, Terans entrou no top-5 de artilheiros da Arena da Baixada pós-reforma para a Copa do Mundo, com 21 gols, na terceira posição. No elenco atual, uruguaio só fica atrás de Pablo, que soma 38 gols desde 2016.
“Con muchas ganas de afrontar este nuevo desafio en mi carrera”
“Ansioso para enfrentar este novo desafio na minha carreira” foi como Terans comentou sua chegada no Furacão, pelas redes sociais. O ‘Rey’, como apelidado pela torcida atleticana, estreou contra o América-MG pelo Campeonato Brasileiro, com assistência para o gol de Carlos Eduardo que selou vitória por 2 a 0.
Na partida seguinte, contra o Juventude, deu mais uma assistência em início astronômico, agora para gol marcado por Nikão. A primeira bola na rede de Terans com a rubro negra foi contra o Bahia, em salvador, também na primeira derrota dele pelo Athletico – 2 a 1.
Terans termina aquele ano campeão da Copa Sulamericana, seu primeiro título na carreira. Meia chuta a bola que se tornaria rebote do goleiro Cleiton para o gol de Nikão, contra o Red Bull Bragantino, que deu o bicampeonato continental ao Furacão.
“Primeros 90, vamos por la revancha”
“Primeiros 90 [minutos], vamos pela revanche” foi a frase publicada pelo jogador em sua estreia na temporada 2022, no jogo de ida da Recopa Sulamericana, contra o Palmeiras. Terans marcou o primeiro gol de partida que terminou em 2 a 2.
Terans deixou três assistências e dois gols na Copa Libertadores daquele ano, e um deles entre os mais marcantes da história do Athletico – o de empate contra o Palmeiras, no Alianz Parque, que classificou o Furacão para a final da competição continental pela primeira vez depois de 17 anos.
O Athletico, com Terans, volta a campo pela temporada 2023 nesta terça-feira (23), contra o Atlético-MG, também pela Copa Libertadores da América. Líder de seu grupo, o Furacão pode garantir classificação com duas rodadas de antecedência às oitavas de final, e entra em campo – no Mineirão – às 19h.