A partir do ano que vem, Athletico está liberado para fechar com outro canal fechado (tv a cabo) ou ampliar Furacão Live
Em nota oficial publicada na noite desta terça (28), o grupo Turner anunciou que não transmitirá o Campeonato Brasileiro a partir de 2022. A decisão afeta sete clubes da Série A, entre eles o Athletico que tinha contrato com a emissora desde 2018. A partir do ano que vem, os clubes estarão livres para negociar com outro canal da TV fechada (à cabo) ou voltar para o Grupo Globo (Sportv).
A decisão não afeta o contrato do Athletico com a Globo na TV aberta, que vai até 2024. Já no PPV, o Furacão poderá ampliar ainda mais seus jogos exclusivos como mandante através da plataforma Furacão Live. No atual contrato, o Clube também conseguia passar com exclusividade as partidas na Arena da Baixada transmitidas pela TNT, já que havia a cláusula de “blackout” impedindo que o jogo fosse passado para o próprio estado.
Na assinatura do contrato em 2018, o Athletico faturou R$ 40 milhões em luvas pela assinatura do contrato. O rateio é 50% (dividido igualmente), 25% (desempenho) e 25% (audiência). Estima-se que pelos 50% o Furacão recebia R$ 9,6 milhões por temporada.
O “blackout”, a falta de jogos exclusivos e outros motivos externos levaram a Turner, dona do canal TNT Sports e da plataforma de streaming HBO Max, a sair do Brasileirão, que continua normalmente até o final deste ano. Confira a nota completa:
A Turner International Latin America, Inc. – Grupo WarnerMedia, empresa líder em meios de comunicação, notícias e entretenimento, informa que não exercerá o direito de transmitir o Campeonato Brasileiro da Série A, sob a marca TNT Sports a partir de 2022. A decisão não afetará a edição atual do torneio, que será exibida com a mesma qualidade de sempre na PayTV pela TNT e nas plataformas digitais Estádio TNT Sports e HBO Max, até 5 de dezembro de 2021.
A decisão, amparada pela cláusula de saída prevista em contrato, foi tomada porque a oferta de transmissão fragmentada do Campeonato Brasileiro de Futebol não permite à companhia proporcionar uma experiência integral aos seus assinantes. Com venda pulverizada para a TV aberta e outras plataformas, além de outros fatores limitantes como falta de jogos exclusivos e os blackouts, o modelo atual não é sustentável para a companhia.
A WarnerMedia Latin America reforça seu comprometimento com o conteúdo local e continua acreditando no esporte como uma excepcional plataforma para gerar conexões emocionais com a audiência. Neste sentido, seguirá trabalhando para adquirir direitos de transmissão que atendam nossa estratégia de priorizar investimentos em conteúdos mais completos e que proporcionem a melhor experiência aos usuários, sob o slogan da TNT Sports,
Agradecemos imensamente a todos aqueles que participaram deste projeto por terem compartilhado conosco momentos únicos que só o futebol pode criar. Aos clubes parceiros, queremos expressar nossa gratidão e o desejo de sucesso, dentro e fora de campo. Aos nossos fãs apaixonados por futebol, queremos reiterar nosso compromisso de entregar conteúdo de qualidade, com uma oferta cada vez maior de competições, Brasil afora.