Com contrato prolongado até 2024, Fernandinho fez pedidos ao Athletico para a próxima temporada - ano do centenário do clube
O Athletico renovou contrato com o meia Fernandinho até dezembro de 2024, como soube de maneira exclusiva a Trétis. Contrato tem pré registro no Boletim informativo diário (Bid), da CBF, e logo deve ser confirmado oficialmente pelo Furacão.
Negociações se intensificaram nos últimos dias e conversas entre as partes resultaram na prolongação do vínculo, que acabava no final desta temporada
Conversas estas que tiveram intuito do alinhamento de expectativas entre Fernandinho, seu corpo de empresários, o presidente do conselho administrativo do Athletico, Mário Celso Petraglia, e o diretor jurídico do clube, Rodrigo Gama Monteiro, e foram realizadas de maneira online.
Fernandinho tinha opção de renovação no contrato e poderia optar por não continuar. Jogador fez pedidos ao Athletico para a temporada de 2024 – Fernandinho tem formação em cursos de gestão da CBF e da Fifa.
Em dezembro de 2022, inclusive, completou o curso “Diploma in Club Management“, da entidade máxima do futebol mundial, focado na formação de executivos. Um dos formados na primeira edição deste curso foi o CEO de futebol e negócios do Athletico, Alexandre Mattos.
Em maio deste ano, Fernandinho havia projetado continuação da carreira no Athletico para a temporada de 2024. Meia, referência técnica e e uma das principais lideranças do elenco do Furacão, não pensava, à época, em pendurar as chuteiras tão cedo:
“Quando decidi voltar ao Brasil, uma das minhas intenções era ter condições de jogar bem, de dar retorno para o clube e torcida. As coisas estão acontecendo como planejei e espero continuar assim por um bom tempo” – disse Fernandinho, ao Ge.
Em mesma entrevista, jogador mencionou condições para uma possível aposentadoria – Fernandinho completa 39 anos em 2024: “Quando entender que não tenho mais gana para aguentar a rotina, aí sim vou partir para uma nova fase da minha vida, que provavelmente será dentro do futebol. Uma área diferente que vou ter que me aprimorar e aprender”
Fernandinho tem seu ano de mais partidas disputadas desde 2015/16
O número de 48 partidas jogadas pelo meia em 2023 perde apenas por dois quando comparado com o que Fernandinho somou na temporada 2015/16, pelo Manchester City-ING, maior de sua carreira.
Com mais quatro partidas para encerrar o ano, a tendência é de que Fernandinho ultrapasse os 50 jogos e atinja seu recorde pessoal em 20 anos de carreira profissional, aos 38 anos.
Um dos pontos de mudança para 2024 discutidos é a forma de disputa do Campeonato Paranaense. Nesta temporada, Fernandinho disputou 15 dos 17 jogos do estadual – vencido de forma invicta pelo Athletico. Número excessivo de jogos não deve voltar a acontecer em 2024.
Pela queda, em votação, do limite de inscrições para essa temporada, o Furacão deve utilizar mescla entre jogadores do elenco profissional e de sua base para a disputa do campeonato estadual. O Athletico estreia em 17 de janeiro, contra o Andraus.
Com Fernandinho em campo, o Athletico volta a jogar no próximo dia 25, contra o Vasco, pelo Brasileirão. A bola rola às 19h30, na Arena da Baixada. O rubro-negro inicia preparação para este jogo nesta quinta-feira (16), data de reapresentação do elenco neste período de jogos internacionais.