Aniversário é comemorado neste sábado, 18 de setembro
Quanta história! E ela é feita por quem a escreve…
Chegamos aos 29 anos da Associação Independente Ultras do Atlético, lá na década de 90 quando Marcelo (Rato) voltou de uma estada na Europa, e trouxe com ele a ideologia de um ULTRA. Pelos nossos lados, pouco se sabia sobre estas divisões de “estilos de torcer”, que na Europa já eram bem claras e definidas, pois lembrem-se que estamos falando de um tempo sem Google. E foi assim que nascemos, e que devagar entre tantas outras torcidas que nasciam e morriam nas arquibancadas do Joaquim Américo, Baixada, Arena que a ULTRAS foi sobrevivendo. Hoje 18 de setembro de 2021 em tempos que as redes sociais são mais importantes que as “rodas sociais” além de parabenizar, reforçamos a necessidade de sempre exaltar a raiz forte que manteve a ULTRAS por todos estes longos anos de vitórias, derrotas, fracassos, traições, alegrias e guerras que vivemos.
A Ultras do Atlético sempre se diferenciou mesmo não sendo uma grande torcida do cenário nacional e o motivo disso é claro. Ela nasceu para ser diferente, ela não era uma torcida organizada comum, e isto sempre foi mostrado nas arquibancadas do Brasil, materiais e iniciativas que sempre tivemos. Para quem acompanha o Atlético Paranaense a algum tempo deve lembrar de algumas das ações abaixo, levadas às arquibancadas:
– Primeiro bandeirão nos estádios paranaenses
– Os materiais vermelhos (sólidos) com os escorpiões de marca d’agua
– Estandarte nas arquibancadas
– Inúmeras festas de papeis picados
– Músicas com ritmos até ali pouco usados
– A FRASE “A PRIMEIRA ULTRA DO BRASIL”
E sim meus amigos, somos a PRIMEIRA ULTRA do BRASIL, e os últimos anos não foram e não estão sendo fáceis, porém a ULTRAS precisa continuar, ela precisa estar junto ao Atlético, ela tem uma história muito linda para simplesmente ser subjugada ao passado, e o passado é um local frio e escuro onde os inglórios tentam manter o que os incomoda ou pode “diminui-los” neste mundo de e redes sociais e demonstração de poder, e nós da VELHA GUARDA da ULTRAS (sim a ULTRAS tem VELHA GUARDA), temos associados com mais de 25 anos desta história de 29 anos e que não são vovôs ainda! E que mantem ideologia, preservam as crenças que o Marcelo (Rato) lá com seus fundados e outras tantas pessoas que passaram pela torcida acreditam.
Esperamos ansiosamente o retorno do público aos estádios para preservar o que a ideologia ULTRA nos trouxe, e o que ela nos trouxe não foi necessidade de camiseta descrevendo sua hierarquia “DIRETORIA”, não foi gírias da moda para redes sociais, não foi necessidade de estruturas que se assemelham a órgão públicos.
O que a ideologia ULTRA sempre trouxe foi a intensidade de amor ao clube, o amor que não tem travas e nem dificuldades para ser respaldado ao lado do CLUBE, e nisso sempre tivemos dentro de nossas sedes, ou então nas reuniões em parques, ruas pois onde temos duas pessoas que amam incondicionalmente o ATLÉTICO e são ULTRAAPAIXONADOS estaremos lá e sempre foi assim, portanto para nós o formato não interessa, e sim o conteúdo, e qual conteúdo estamos falando? O alicerce que manteve este nome muito forte mesmo em tempos que nem no estádio poderíamos estar? Foi o AMOR ao CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE e o exagero em todas as ações. Quem lê este texto pode pensar. “Os tempos mudaram”, sim mudaram, mas o respeito aos irmãos mais velhos de arquibancada, o amor incondicional ao clube, o tripé de qualquer torcida que queira respeito que é (ARQUIBANCADA, FESTA E CLUBE) nunca sairão de moda! E isto que a VELHA GUARDA preza, alimenta e mantem em todas as reuniões que fazemos ainda para manter este nome Ultras com o respeito que ele sempre teve nas arquibancadas do Brasil.
Nestes 29 anos agradecemos a todos integrantes que passaram pela vida da instituição, aos mais velhos que procuraram outros rumos, aos aliados espalhados pelo BRASIL, aos amigos que nossa caminhada nos deu, e também a todos integrantes mais novos que chegaram e sempre souberam guardar como a maior preciosidade de suas vidas o que foi construído, afinal alicerces e barras de sustentação nunca devem ser enfraquecidas ou sobrepostos! E especialmente aos amigos de organizadas ou não, atleticanos que reconhecem nossa parcela de apoio e ajuda ao FURACÃO, pois nestes quase 30 anos muitas dificuldades enfrentamos e hoje podemos afirmar que nos mantemos vivos e prontos para completar 3 décadas de história!
Ah, não temos intenção de ser a palavra oficial da ASSOCIAÇÃO INDEPENDENTE ULTRAS DO ATLÉTICO, somos apenas a palavra de quem viveu a história e respeita os alicerces.
ASSOCIAÇÃO INDEPENDENTE ULTRAS DO ATLÉTICO
VELHA GUARDA