Vitor Bueno vive melhor temporada estatística da carreira; confira levantamento

Compartilhe

Jogador chegou a 18 participações em gol e vive ano melhor do que o que lhe rendeu prêmio de revelação do Brasileirão de 2016; Veja estatísticas

O meia Vitor Bueno vive, estatisticamente, a melhor temporada de sua carreira. Com 10 gols e oito assistências, meia chegou a 18 participações em gols em 2023 e lidera o Campeonato Brasileiro em passes que levam a uma finalização, com 65 – média de 2,7 por jogo.

Número de participações em gols é melhor do de 16, conseguido pelo jogador na temporada de 2016, quando ainda atuava como atacante de lado de campo pelo Santos. Na época, com 22 anos, Bueno teve 13 gols e três assistências e comemorou prêmio: “Foi uma temporada muito boa, de afirmação. O ano que eu mais joguei como profissional. Tenho que dividir esse prêmio com todos os meus companheiros.”

Jogador, nesta temporada, também é líder no Brasileirão no acerto de cruzamentos, com índice de 39%. Foi num cruzamento certo, inclusive, que Bueno deu assistência para o gol de Pablo no empate em 1 a 1 entre Athletico e São Paulo, no último domingo (29).

Vitor Bueno também é o segundo melhor jogador em todo o Brasileirão em assistências esperadas, com 5,72. Dado diz respeito a passes que deveriam, estatisticamente, ter resultado em gols – efetivamente, Bueno deu quatro passes para gol no Campeonato Brasileiro, mas deveria ter ao menos mais um, de acordo com a estatística.

Meio campista também é vice-líder no Campeonato em grandes chances criadas, com nove no total. Bueno divide posição com Tomás Cuello, companheiro de time, além de Lucas Evangelista – do Bragantino – e Rodrigo Nestor – do São Paulo. No Athletico, jogador lidera na estatística de ações que levaram a um gol, com 13 em Brasileirão e Libertadores.

A importância de Bueno para a criação de jogadas no Athletico também é mostrada pelo dado de ações diretas para criação de chutes. Jogador tem 5,75 por 90 minutos jogados na temporada e está ranqueado entre os melhores 4% em todo o mundo na estatística. Vitor Bueno é o jogador no elenco do Athletico com mais passes em direção a área adversária, com 54, 18 a mais do que o segundo colocado Canobbio.

Bueno é dono da maior parte das bolas paradas do Furacão em 2023. É o jogador que mais bateu faltas em direção ao gol no ano, com 10, e que mais bateu pênaltis, com três batidos e convertidos – é a primeira opção do técnico Wesley Carvalho na marca da cal.

Jogador também lidera o elenco do Athletico nos dribles certos, com 66% de conversão nessas jogadas – à frente de Christian (65%) e Cuello (61%).

Veja também